Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM assina convênio de cooperação internacional com Universidade de Zhejiang, em Lian’An

Acordo foi firmado com instituição que se destaca na área de agricultura e engenharia florestal



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) firmou acordo de cooperação internacional com a Universidade de Agricultura e Florestas de Zhejiang (ZAFU), na China. A assinatura ocorreu nesta quarta-feira (28), em Lian’An, na província de Zhejiang, durante a passagem da missão organizada pela Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) da UFSM, pelo Ministério da Educação da China e pela Universidade Normal de Hebei. O financiamento da missão à China é do Centro de Educação e Cooperação em Línguas (CLEC).

Momento de assinatura do acordo entre UFSM e Universidade de Agricultura e Florestas de Zhejiang (Foto: Júlio Rodriguez/Especial)

“A ZAFU é uma das grandes universidades que trabalha com agricultura sustentável e preservação do meio ambiente. Eles atuam com o desenvolvimento aliado à preservação. Assinamos um convênio com eles na área de agricultura, que é um dos pilares da Universidade, do parque tecnológico e da inovação, bem como na engenharia florestal”, comentou o reitor Luciano Schuch. Ainda, segundo o gestor, o acordo com a instituição chinesa permitirá parcerias com empresas de base tecnológica na área de monitoramento do meio ambiente.

O acordo também possibilitará aos acadêmicos das duas universidades a cotutela e a dupla titulação. No primeiro caso, o estudante de mestrado ou doutorado poderá ter um orientador na UFSM e outro na ZAFU. No segundo, o pesquisador terá dois diplomas – um de cada instituição –  após defender a dissertação ou a tese. 

Universidade Normal de Hebei

Nesta quinta-feira (29), a delegação da UFSM, composta pelo reitor e pelos professores Paulo Bayard Dias Gonçalves e Júlio César Cossio Rodriguez, respectivamente, diretor e diretor adjunto da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) viajarão para a cidade Shijiazhuang. O trajeto tem duração de sete horas.

Ainda na primeira das duas semanas de viagem está prevista a assinatura de acordo com a Universidade Normal de Hebei, localizada na província de mesmo nome. Com esta instituição a UFSM já tem parcerias desde 2014 para a oferta de cursos de mandarim e de cultura chinesa. 

Missão em solo chinês

Comitiva brasileira em missão à China (Foto: GCUB)

A comitiva da UFSM e outras 17 universidades brasileiras tem como objetivo fortalecer o intercâmbio e firmar acordo com instituições chinesas. A viagem tem duração de duas semanas e já passou pela cidade de Xangai, para visita e parceria com a Universidade de Donghua.

Expediente da cobertura 

Texto: Graziela Rocha e Maurício Dias
Edição: Mariana Henriques
Fotografias: Júlio Rodriguez e GCUB
Design: Daniel De Carli e Estevan Poll 
Mídia Social: Laura Hartmann e Débora Dalla Pozza (UniFM)
Produção e apresentação do Editoria 107.9: Gilson Piber
Edição de áudio e vinhetagem: Rodrigo Santiago e Jonathan Ferreira
Operação de áudio: José Carlos Quartiero

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62751

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes