Cursos de chinês em parceria com a Universidade Normal de Hebei começam nesta semana

São cinco cursos ofertados para 160 estudantes matriculados. As aulas acontecem até agosto de 2023

Começam na noite de desta segunda-feira (8) as aulas das mais recentes turmas dos cursos de chinês em parceria com a Universidade Normal de Hebei (HNU). Neste semestre, a oferta dispõe de três cursos: Introdução à Cultura Chinesa, Introdução à Medicina Tradicional Chinesa e Chinês (níveis 1, 2 e 3). Todas as aulas acontecerão com o apoio da equipe da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM, que designou monitores que assistirão alunos e professores ao longo de todos os cursos. As aulas serão ministradas em língua portuguesa e inglesa, de forma remota, entre maio e agosto de 2023. Os cursos têm carga horária total de 30 ou 45 horas, com aulas nos turnos da manhã e noite. Os encontros acontecerão duas vezes por semana, tendo duração de duas horas, exceto o curso de Medicina Tradicional Chinesa, que terá encontros semanais.

Mais uma vez, as vagas são destinadas para a comunidade acadêmica da UFSM e para outras universidades gaúchas parceiras, que preencherão metade das vagas disponíveis, entre elas: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Em 2023, a parceria entre a UFSM e a HNU completa três anos, sendo a quinta vez que os cursos de chinês são ofertados. Em 2021, foram duas ofertas, uma em cada semestre, totalizando 375 alunos. No ano seguinte, foram 135 alunos no primeiro semestre e 110 no segundo. Neste ano, as turmas somam 160 estudantes. O sucesso da parceria se deve principalmente pela atuação da professora Ana Qiao, diretora chinesa do Confucius Classroom (da Universidade Federal Fluminense e HNU), e pelo interesse da comunidade da UFSM e das universidades parceiras em conhecer mais da língua e cultura chinesas.

Texto: Núcleo de Comunicação da SAI