Ir para o conteúdo Computação – EaD Ir para o menu Computação – EaD Ir para a busca no site Computação – EaD Ir para o rodapé Computação – EaD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professores da Licenciatura em Computação EaD da UFSM lançaram 12 livros em 2 anos



Os professores e colaboradores do Curso EAD em Licenciatura em Computação, em 2 anos de existência do curso, lançaram 12 e-books. Após a produção do conteúdo pelos professores, os livros são encaminhados ao Núcleo de Tecnologia Educacional da UFSM (NTE), onde passam por revisões pedagógicas, linguísticas e de diagramação. “Alguns e-books chegam a levar 1 ano para serem lançados (produção do material, revisão pedagógica, revisão linguística, diagramação, contrato de cessão de direitos autorais, ISBN…)”, menciona o coordenador do Curso de Licenciatura em Computação, Sidnei Silveira.

“Os 12 e-books já publicados tiveram a participação de 22 autores, sendo que 12 são docentes da UFSM e 10 são docentes externos”, relata o Prof. Dr. Sidnei. Fazem parte da equipe os docentes dos departamentos de Tecnologia de Informação, Engenharia Tecnológica Ambiental e de Ciências Agronômica da UFSM-FW e outras instituições de Ensino Superior tais como Instituto Superior Catarinense, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Universidade Regional Integrada, Universidade do Contestado e Universidade Federal do Itajubá.

Cada disciplina do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação precisa ter um e-book de acordo com o programa da disciplina. Os temas escolhidos para o desenvolvimento dos livros foram “Lógica Matemática”, “Aplicativos Computacionais Aplicados à Educação”,  “Informática Básica”, “Metodologia da Aprendizagem em EaD” , “Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação”, “Laboratório de Montagem e Manutenção de Computadores”, “Introdução a Algoritmos”, “História da Educação e Política Educacional”, “Sistemas Operacionais”, ”Gestão Educacional”, “Metodologia da Pesquisa Científica” e “Língua Portuguesa”.

“A elaboração dos e-books é remunerada pela CAPES na forma de bolsas remuneradas destinadas pela UAB (Universidade Aberta do Brasil)”, afirmou Sidnei.

Os e-books podem ser acessados gratuitamente no site do NTE da UFSM no link https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/nte/criacao-de-material-didatico/.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-624-253

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes