Conforme publicado no site da UFSM, em reunião extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que ocorreu na tarde do dia 07 de abril, foi aprovada a alteração do Calendário Acadêmico da UFSM. Com as mudanças, as aulas do primeiro semestre de 2021 devem começar em 18 de maio.
Conforme o calendário anterior, o primeiro semestre letivo começaria em 12 de abril. No entanto, ao considerar o cronograma do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que é definido pelo Ministério da Educação (MEC), haveria um grande lapso temporal entre o início das aulas para veteranos e calouros. Essa situação motivou a alteração aprovada pelo CEPE.
De acordo com o reitor da UFSM, Paulo Burmann, “havia um entendimento inicial de que poderíamos começar o semestre letivo de acordo com o calendário aprovado anteriormente, mas em função da dilatação dos prazos do Sisu, se mantivéssemos o que estava aprovado, haveria um descompasso grande que poderia suscitar intranquilidade e insegurança entre nossos estudantes. Precisamos continuar agindo com parcimônia, cuidado e responsabilidade na condução desses processos”, destacou.
Salientamos que as mudanças do calendário acadêmico também se aplicam aos cursos EAD, uma vez que a intenção da Universidade é de unificar os calendários.
Datas importantes:
- Início do primeiro semestre de 2021: 18/05
- Término do primeiro semestre de 2021: 04/09
O novo Calendário Acadêmico em REDE de 2021/01 será disponibilizado posteriormente de forma completa pela Pró-Reitoria de Graduação. O pró-reitor de graduação, Jerônimo Tybusch, salienta, no entanto, que “o novo calendário está com os mesmos eventos do calendário anterior, apenas com a alteração de datas, pensado para o futuro.”
Lembrando que em virtude da pandemia de Covid-19, as atividades acadêmicas presenciais seguem suspensas. Situações específicas de estágios e disciplinas práticas devem ser discutidas com as coordenações de cada curso, como já citado anteriormente.
Notícia publicada em: https://www.ufsm.br/2021/04/07/cronograma-do-sisu-gera-alteracao-do-calendario-academico-da-ufsm/.