Ir para o conteúdo Engenharia Florestal Ir para o menu Engenharia Florestal Ir para a busca no site Engenharia Florestal Ir para o rodapé Engenharia Florestal
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Papo com o egresso: episódio 7



No último episódio da nossa série “Papo com o egresso”, trocamos uma ideia com o Daniel Melz, Perito Criminal Federal da Polícia Federal. Confira abaixo para saber sobre mais essa possibilidade atuação para os engenheiros florestais.

Conte um pouco sobre sua trajetória até aqui. Por exemplo: por onde andou, em que cargos já trabalhou.

Me formei em 2012 e em 2013 passei no concurso da Câmara Municipal de Vereadores da minha cidade; lá permaneci por 8 anos trabalhando fora da área. Em 2021 comecei a exercer o cargo de Perito Criminal Federal da Polícia Federal. Hoje estou lotado no norte do Brasil, em Macapá/AP.

O que te motivou a querer trabalhar com a perícia florestal?

Trabalhar em uma instituição respeitada pela sociedade me motiva bastante. As oportunidades que surgem de conhecer novos locais e trabalhar para o bem do país junto de outros profissionais da mesma e de outras áreas.

Quais as tuas principais atribuições?

Análise de Planos de Manejo, desmatamento, intervenção antrópica, elaboração de mapas, além de exames gerais em veículos, drogas, armas e documentos.

Quais as principais habilidade que um engenheiro florestal precisa desenvolver para se tornar um bom perito(a) criminal florestal?

O perito deve ter alguma noção de trabalhar com ferramentas de geoprocessamento. Também são realizados exames periciais em manejos florestais, aliado com volumetria e dendrometria. A realidade do norte é bem peculiar, o perito acaba trabalhando em diversas áreas ambientais.

O que mais te marcou em estudar na UFSM-FW?

Ter a oportunidade de estudar em uma instituição de excelência foi muito importante para meu crescimento pessoal e profissional. Professores e demais servidores sempre dedicados e empenhados. Além de ter conhecido pessoas que serão sempre amigos e ver que também se tornaram profissionais respeitados.

Você se sentiu preparado para atuar assim que se formou?

Sim, apesar de nunca ter sido um exemplo de acadêmico. Mas o corpo docente sempre foi muito dedicado e esforçado em passar os conhecimentos, tanto com excelentes materiais, apostilas e aulas práticas.

Quando você estava na faculdade, com o que se imaginava trabalhando?

Sempre imaginei trabalhar com licenciamento ambiental, utilizando ferramentas de geoprocessamento. Hoje vejo diversos colegas trabalhando com isso. Entretanto eu sempre tive receio em abrir uma empresa, nisso parti para a área de concursos.

Gostaria de acrescentar alguma coisa? Algo interessante do seu trabalho/estudos etc. Fique à vontade 😉

Começar a estudar para concursos foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. A dedicação vai levar você a ter um ótimo cargo, com toda certeza. Diversas pessoas foram importantes para sempre manter o foco e a motivação. Fique perto desse tipo de pessoa.

Vamos ficar com saudades de conversar com os egressos, mas gostaríamos de dizer que foi muito bom poder contar com cada um, ouvir suas histórias e perceber que, no fundo, todos mantêm um carinho pelo curso e pelo nosso campus. O nosso muito obrigada a todos ❤

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-270-416

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes