Ir para o conteúdo Ciências Econômicas Ir para o menu Ciências Econômicas Ir para a busca no site Ciências Econômicas Ir para o rodapé Ciências Econômicas
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudo da UFSM é apresentado para o Governador do RS



No dia 08/08/2022 uma comitiva de autoridades regionais esteve em audiência com o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, para discutir pauta relacionada a acessos asfálticos na microrregião que engloba os municípios de Constantina, Engenho Velho, Liberato Salzano, Novo Xingu, Ronda Alta e Três Palmeiras.

Entre as autoridades presentes, destacam-se o secretário estadual de Logística e Transportes, Sr. Luiz Gustavo Souza; o Deputado Estadual pelo PSDB, Sr. Mateus Wesp; o Presidente da Associação dos Municípios da Região da Produção e Prefeito de Frederico Westphalen, Sr. José Alberto Panosso; o Prefeito do Município de Constantina, Sr. Fidelvino Menegazzo; o Prefeito do Município de Engenho Venho, Sr. Diego Martinelli Bergamaschi; a Prefeita do Município de Liberato Salzano, Sr.ª Juliane Pensin; o vice-prefeito de Frederico Westphalen, Sr. João Francisco Vendruscolo; o vice-prefeito de Engenho Velho, Sr. Edson L. B. Martinelli; o Vereador por Constantina, Sr. Nildo Zanella; o Secretário Municipal de Indústria e Comércio de Constantina, sr. Aluísio Cezar Caleffi Valle; o ex-prefeito de Rio Pardo, Sr. Edvilson Brum; o Gerente Geral da Agência Sicredi de Constantina, Sr. Airton Locatelli e o Chefe do Departamento de Ciências Econômicas da UFSM Palmeira das Missões, Prof. Dr. Nilson Luiz Costa.

Nesta audiência, as autoridades mencionadas destacaram a importância da ligação asfáltica entre Constantina e Engenho Velho e reivindicaram prioridade para a obra. Igualmente, o professor Nilson Luiz Costa, da UFSM Palmeira da Missões, apresentou os resultados do estudo denominado “ERS9010, uma estratégia de Desenvolvimento Regional”, construído no âmbito do Projeto Aceleração Regional, em parceria com a Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, a UFSM e a FATEC.

Entre os principais resultados da pesquisa, destacou-se que a pavimentação asfáltica nesta região de alta aptidão para o desenvolvimento de atividades agropecuárias, saúde, educação, cultura e turismo promove significativo avanço logístico e favorece a ampliação de investimentos, sobretudo, em áreas que atualmente são de difícil acesso, por setores que contribuem significativamente para a geração de emprego, renda e impostos, como os segmentos de produção de proteína animal, de grãos e de serviços. Neste contexto, a ligação asfáltica entre a BR386 e a RS324, via ERS9010, se constitui como eixo estruturante microrregional e tende a estimular a mobilidade de capital, de trabalho e de mercadorias em um local cuja economia encontra-se deprimida.

Observou-se, neste contexto, a importância dos empreendimentos industriais em Sarandi, Três Palmeiras, Seberi e arredores, que poderão ampliar a busca por trabalhadores também aos arredores de Engenho Velho.

Segundo o Secretário de Logística e Transportes do RS, Sr. Luiz Gustavo de Souza, o projeto de pavimentação asfáltica entre Constantina e Engenho Velho ficará pronto no final de setembro.  Governador Ranolfo afirmou que em seguida encaminhará o projeto para a Secretaria da Fazenda a fim de que a mesma abra licitação para a obra e destacou que “a vinda desta comitiva com certeza foi muito positiva para a pretensão solicitada”.

Para acessar a apresentação feita para o Governador Ranolfo, clique aqui.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-237-323

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes