Ir para o conteúdo Ciências Econômicas Ir para o menu Ciências Econômicas Ir para a busca no site Ciências Econômicas Ir para o rodapé Ciências Econômicas
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso de Ciências Econômicas faz parte de projeto que estimula o Empreendedorismo e a Formulação de Políticas Públicas



Na manhã do dia 29 de outubro de 2025, durante o evento Conecta Futuro 2025, em Palmeira das Missões (RS), a iniciativa que une Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Sicredi Conexão e Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP) passou a subsidiar a formulação de políticas públicas em mais 28 municípios do estado do Rio Grande do Sul.

O projeto é fruto de uma parceria técnico-científica desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio (NPEA-UFSM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) e ao Curso de Graduação em Ciências Econômicas da UFSM – Campus Palmeira das Missões, em cooperação com a Sicredi Conexão. Desta parceria, nasceu o Portal Aceleração Regional.

Plataforma de dados regionais

O Programa Aceleração Regional também contempla uma plataforma digital que reúne indicadores econômicos, sociais e ambientais de todos os municípios da área de atuação da Sicredi Conexão. Agora, com a parceria estendida, estas informações foram disponibilizadas na seção de estatísticas do site da AMZOP.

A iniciativa tem o objetivo de apoiar a formulação de políticas públicas, estimular o empreendedorismo e fortalecer a inovação territorial, oferecendo aos gestores públicos, cooperativas e empresas uma ferramenta moderna de análise regional.

Painel de lançamento no Conecta Futuro 2025

O painel de apresentação — intitulado “Portal Aceleração Regional: sistematização e análise dos indicadores econômicos, sociais e ambientais dos municípios integrantes da AMZOP” — fez parte da programação oficial do Conecta Futuro 2025.

Participaram da mesa:

  • Prof. Dr. Nilson Luiz Costa, coordenador técnico do projeto e docente da UFSM;
  • André Zanon, Diretor de Negócios da Sicredi Conexão;
  • Adilson Balestrin, presidente da AMZOP e prefeito de Seberi/RS.

Em sua fala, o professor Nilson Luiz Costa destacou que a proposta “representa a missão da universidade de aproximar o conhecimento científico das demandas reais dos municípios e regiões, promovendo o desenvolvimento econômico e socioambiental local e regional, com base em estudos que contribuem para melhorar e orientar a formulação de políticas públicas”.

Segundo o diretor de Negócios da Sicredi Conexão, André Zanon, a iniciativa reforça o papel da Sicredi Conexão na promoção do desenvolvimento local e regional. “É um momento muito importante para que todos os prefeitos da região conhecessem o portal, suas funcionalidades e o propósito de agregar valor não apenas à gestão pública, mas à comunidade como um todo. É uma ferramenta que reúne dados científicos e atualizados sobre os municípios, permitindo decisões mais assertivas e o planejamento de novos projetos locais com base em informações sólidas”.

O presidente da AMZOP, Adilson Balestrin, ressaltou a relevância da iniciativa: “Ter esses dados disponíveis em uma plataforma acessível e organizada traz inúmeros benefícios para a gestão pública e para toda a região.”

Compromisso com o desenvolvimento regional

Portal Aceleração Regional dos municípios da área de atuação da Sicredi Conexão

Portal Aceleração Regional-AMZOP dos municípios da área de atuação da AMZOP.

Acesse as Informações econômicas, sociais e ambientais no Portal Aceleração Regional e no Site da Amzop
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-237-606

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes