Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Arquivologia
Curso de Graduação - Campus Santa Maria

Professor do Curso de Arquivologia da UFSM participa da 9ª Conferência do Conselho Internacional de Arquivos, em Roma

Evento ocorreu entre os dias 21 e 23 de setembro, na capital italiana

O professor Danilo Ribas Barbiero, do Curso de Arquivologia da UFSM, participou da 9ª Conferência do Conselho Internacional de Arquivos, em Roma, na Itália, entre os dias 21 e 23 de setembro de 2022. 

De acordo com o site do evento (https://ica2022roma.com/), a conferência contou com a participação de mais de 640 profissionais de diversos países, sendo uma oportunidade para descobrir ideias inovadoras e projetos de pesquisa que destacam a forma como os arquivos desempenham um papel fundamental na superação das lacunas culturais, democráticas, espaciais e digitais.

Dentre os temas das atividades da conferência, destacamos a inteligência artificial nos arquivos, a transformação digital, a preservação digital, o colonialismo e arquivos, o desenvolvimento sustentável e arquivos, os papéis e novas responsabilidades dos arquivistas, a comunidade de arquivos, Records in Context (RiC), a descrição arquivística e novas tecnologias, as distâncias culturais e a formação de arquivistas, os arquivos familiares dentre outros. 

Durante as atividades da conferência, o professor Danilo apresentou o trabalho científico “Curso de graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria: trajetória, currículo e perspectivas”. Um dos objetivos da apresentação foi destacar a Educação Arquivística no Brasil, em especial, a realidade da UFSM, visando a possibilidade de intercâmbio estudantil e a formação continuada de professores no campo arquivístico. 

A participação em eventos nacionais e internacionais da área é de suma importância aos docentes, considerando os pressupostos expressos nos documentos institucionais da UFSM referentes à educação inovadora e de qualidade. Além disso, essas atividades formativas promovem a atualização científica e didática ao corpo docente. 

Créditos das fotografias: Matteo Fusacchia.