Ir para o conteúdo Arquivologia Ir para o menu Arquivologia Ir para a busca no site Arquivologia Ir para o rodapé Arquivologia
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor do Curso de Arquivologia da UFSM participa da 9ª Conferência do Conselho Internacional de Arquivos, em Roma



Evento ocorreu entre os dias 21 e 23 de setembro, na capital italiana

O professor Danilo Ribas Barbiero, do Curso de Arquivologia da UFSM, participou da 9ª Conferência do Conselho Internacional de Arquivos, em Roma, na Itália, entre os dias 21 e 23 de setembro de 2022. 

De acordo com o site do evento (https://ica2022roma.com/), a conferência contou com a participação de mais de 640 profissionais de diversos países, sendo uma oportunidade para descobrir ideias inovadoras e projetos de pesquisa que destacam a forma como os arquivos desempenham um papel fundamental na superação das lacunas culturais, democráticas, espaciais e digitais.

Dentre os temas das atividades da conferência, destacamos a inteligência artificial nos arquivos, a transformação digital, a preservação digital, o colonialismo e arquivos, o desenvolvimento sustentável e arquivos, os papéis e novas responsabilidades dos arquivistas, a comunidade de arquivos, Records in Context (RiC), a descrição arquivística e novas tecnologias, as distâncias culturais e a formação de arquivistas, os arquivos familiares dentre outros. 

Durante as atividades da conferência, o professor Danilo apresentou o trabalho científico “Curso de graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria: trajetória, currículo e perspectivas”. Um dos objetivos da apresentação foi destacar a Educação Arquivística no Brasil, em especial, a realidade da UFSM, visando a possibilidade de intercâmbio estudantil e a formação continuada de professores no campo arquivístico. 

A participação em eventos nacionais e internacionais da área é de suma importância aos docentes, considerando os pressupostos expressos nos documentos institucionais da UFSM referentes à educação inovadora e de qualidade. Além disso, essas atividades formativas promovem a atualização científica e didática ao corpo docente. 

Créditos das fotografias: Matteo Fusacchia. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-463-1190

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes