Ir para o conteúdo Arquivologia Ir para o menu Arquivologia Ir para a busca no site Arquivologia Ir para o rodapé Arquivologia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratórios

Localizado na Sala 2134, Prédio 74A, objetiva a promoção do ensino, da pesquisa e da extensão no que se refere ao tratamento de documentos de caráter permanente. Também é responsável pela custódia, tratamento e disponibilização dos arquivos permanentes do Departamento de Arquivologia, do Curso de Arquivologia e do Fundo Fechado Faculdade de Arquivologia. No acervo do Curso de Arquivologia além da documentação relativa ao seu funcionamento, destaca-se o conjunto de Trabalhos de Conclusão de Curso e os Relatórios de Estágio Supervisionado que são fontes de pesquisa dos acadêmicos da graduação do Curso.

Localizado na Salas 2250 e 2252, Prédio 74A, Campus Sede. Tem por objetivo apoiar as atividades de ensino relacionadas com documentos digitais e representantes digitais, com ênfase em processos e práticas de gestão, preservação, conservação e acesso em ambiente digital. Tais atividades objetivam dar subsídios para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão que tenham como enfoque a análise e aplicação de metodologias e sistemas destinados à digitalização de documentos nos mais diferentes suportes e formatos, bem como a validação e implementação de softwares que contemplam os pressupostos do eixo temático Arquivos Digitais, com ênfase nas disciplinas de Introdução à Gestão Eletrônica de Documentos, Documentos Arquivísticos Digitais, Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos, Preservação Digital A e Repositórios Digitais Confiáveis. O laboratório é dividido em dois estúdios, sendo um destinado para os processos de Captura e Digitalização (Sala 2252) e o outro para o Gerenciamento e Preservação (Sala 2250). Os espaços apresentam um conjunto de equipamentos, como computadores, escâneres de mesa, escâneres portáteis, escâneres para negativos fotográficos, placas de captura para documentos audiovisuais e sonoros, televisores, videocassetes e reprodutores de fitas k-7 e discos de vinil.

Localizado na Sala 2154, Prédio 74A, Campus Sede. Tem por objetivo apoiar as atividades de ensino relacionadas com a fotografia analógica alicerçadas em práticas que proporcionam a reprodução e ampliação fotográficas, assim como a revelação em P&B. Tais atividades objetivam dar subsídios para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão que tenham como enfoque reconhecer e compreender os diferentes tipos de processos fotográficos, os quais vinculam-se às disciplinas de Preservação e Conservação de Documentos e Reprodução de Documentos. Quanto à estrutura e mobiliário, o laboratório apresenta um conjunto de equipamentos, como ampliadores fotográficos e marginadores que permitem realizar processos de ampliação, duplicação e revelação fotográfica.

Localizado na Sala 2132, Prédio 74A, Campus Sede. Objetiva a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de preservação e conservação de acervos, restauração de livros e encadernação. Quanto à estrutura e mobiliário, o laboratório é equipado com mesas com tampo de vidro, secadora de documentos, desumidificador, guilhotina, dentre outros equipamentos especializados.

Localizado na Sala 2125A, Prédio 74A, Campus Sede. Objetiva reunir iniciativas voltadas para a paleografia onde são ministradas atividades práticas da disciplina de Paleografia e Prática da Paleografia. É espaço de guarda de acervos bibliográficos e documentais de ex-professores do Curso e de outros centros, tendo material relativo ao acervo do professor aposentado Carlos Blaya Perez, da falecida professora Eneida Izabel Schirmer Richter e do já falecido professor do Centro de Artes e Letras Léo Guerreiro. No espaço também são desenvolvidos projetos de ensino, pesquisa e extensão de temáticas afins, como o Grupo Informação e Cemitério, o projeto do Museu do Imigrante Italiano, que prevê a preservação e identificação de negativos do Padre Marcuzzo, e o levantamento das inscrições e condições de preservação de monumentos de Santa Maria. Quanto à estrutura e mobiliário, o laboratório possui um quadro branco, uma mesa de luz, dois computadores de mesa em duas mesas de escritório, um escâner, um notebook, um data show, uma impressora desativada, quatro prateleiras duplas de aço, dois armários de madeira, três mesas grandes, uma longarina de três lugares, cinco cadeiras fixas verdes, seis cadeiras fixas pretas, oito cadeiras fixas de madeira.