Ir para o conteúdo Dança Ir para o menu Dança Ir para a busca no site Dança Ir para o rodapé Dança
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Histórico do Curso

Criação do Curso de Dança Licenciatura no Centro de Educação Física e Desportos:

No ano 2012, o Centro de Educação Física e Desportos reconhecido como histórico defensor da formação ampliada, opta por criar esta nova licenciatura enfocando o fenômeno da Dança, atendendo a uma forte demanda social, enraizada na cultura da Região Sul e compreendendo a importante contribuição deste elemento da cultura para a formação humana. Constrói esta iniciativa procurando assegurar uma formação acadêmico-profissional que mantenha a coesão e articulação com os princípios gerais do Ensino, Pesquisa e Extensão que caracterizam e qualificam as Universidades que compõe o Sistema Federal de Ensino Superior.

O Centro de Educação Física e Desportos, em parceria com o Centro de Artes e Letras, atendendo ao forte crescimento e as transformações sociais, propõe a criação pioneira de um Curso que atenderá uma demanda importante: a formação universitária de professores de Dança comprometidos com uma educação solidária, criativa, crítica e transformadora. Profissionais qualificados para atuar no espaço escolar que se amplia significativamente, tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo, especialmente público, como resposta a um direito social inalienável.

Estes professores atuariam em ambientes educacionais diversos dos quais a escola é o mais significativo, mas que também se caracterizam pelo espaço da educação infantil, das classes hospitalares, da educação de jovens e adultos, enfim, outros espaços não escolares, nos quais ocorre e se garante o direito legal de acesso à educação básica.

Estes ambientes não formais constituem-se como uma possibilidade crescente de inserção profissional, onde a arte mostra-se como uma necessidade para uma formação humana que busque superar um contexto social que, cada vez mais, torna-se adverso, utilitarista, mecânico e fragmentado.

Para a estruturação do Currículo propõe-se um núcleo básico comum para o Bacharelado e para a Licenciatura onde, os alunos cursem conjuntamente. Paralelamente, os alunos de cada modalidade cursam as disciplinas específicas sendo as do Bacharelado oferecidas, prioritariamente, pelo Centro de Artes e Letras e as da Licenciatura, prioritariamente, oferecidas pelo Centro de Educação Física e Desportos.

Os primeiros alunos do Curso de Dança Licenciatura ingressaram em março de 2013. E no dia 07 de janeiro de 2017, o Curso realizou a solenidade de formatura de sua primeira turma.