Ir para o conteúdo Medicina Ir para o menu Medicina Ir para a busca no site Medicina Ir para o rodapé Medicina
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Nota de falecimento



Comunicamos, com pesar, a perda do ex-docente do Curso de Medicina, Prof. Dr. Francisco Omizzolo, ocorrida em 29/01/2024. Abaixo, homenagem elaborada pela Dra. Maria da Graça Vidal.

Ao Grande Mestre da Cirurgia Geral: O Legado da Simplicidade e Conhecimento
Dr. Francisco Omizzolo: O Grande Pilar da Cirurgia Geral da nossa Escola na UFSM e no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo.
Um professor sério, estudioso, exigente nas rotinas do terceiro andar da Cirurgia Geral do HUSM- UFSM. Possuía o dom resolutivo, o conhecimento técnico, sabia muito a anatomia, segurança nas cirurgias, mesmo nas mais complexas vindas de outras cidades já com cirurgia previa ou complicações, ele demonstrava uma habilidade inigualável… Os pacientes evoluíam muito bem! Muito cuidadoso na dissecção dos tecidos, no inventário da cavidade abdominal, durante as colecistectomias com ou sem a abordagem da via biliar principal, as gastrectomias, as colectomia ou nas urgências. Era meticuloso, ao mesmo tempo, rápido e preciso com as mãos como um radar, pois identificava a causa e sabia intervir. Ensinava a anatomia com prazer, possuía um profundo conhecimento sobre variabilidade topográfica das estruturas, enquanto evoluía nos tempos cirúrgicos. Destacava sempre a importância do conhecimento da anatomia para realizar uma cirurgia: “A Anatomia é o Pilar fundamental da Cirurgia”.. dizia ele durante as visitas na enfermaria e no centro cirúrgico. Com certeza, inspirou muitos (a)s
aluno (a)s estudarem a anatomia e ter a motivação para a cirurgia: Eu fui uma delas, onde tive a honra de ser a sua primeira auxiliar em muitas cirurgias, o que imensamente contribuiu para a minha formação. Entre muitas das suas qualidades, a ética, a honestidade, a simplicidade, a gentileza, e o cuidado diário na rotina médica foram as suas maiores virtudes.
Muito protetor e solícito com todas as pessoas ou pacientes que o procuravam nos corredores dos hospitais do Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo e do Hospital Universitário de Santa Maria – UFSM. Educado, não era de sorrir a todo o momento, porém quando abria aquele sorriso era de uma serenidade e espontaneidade de um verdadeiro médico comprometido com o paciente. Na docência e na prática diária destacava a atenção aos cuidados com o paciente desde a primeira consulta ao pós-operatório, onde os curativos deveriam ser feitos pelo cirurgião que realizara a cirurgia, além da evolução diária.
Quando chamava a atenção de algum residente ou aluno, era tranquilo, sereno com voz pausada, porém energético para não se repetirem as falhas…
Havia toda uma postura, um respeito com a cirurgia, com o meio, pacientes, colegas, alunos, enfermagem e demais funcionários; seja no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, seja no Hospital Universitário de Santa Maria ou no departamento de Cirurgia da UFSM, onde fora chefe por muitos anos! Sempre com elegância vestindo o seu blazer azul marinho, começava pontualmente a discussão de casos na visita médica as 7:30, com toda a equipe cirúrgica composta por professores da Cirurgia Geral, residentes, enfermagem e alunos. Foi um período profícuo da Cirurgia geral, com o Dr. Francisco Omizzolo, que construiu um grande legado na Escola Cirúrgica de Santa Maria. Despedimo-nos desse grande e verdadeiro professor que marcou a nossa formação pelo seu caráter, conhecimento, retidão e acima de tudo por ser uma pessoa ímpar na formação de vários cirurgiões com habilidade técnica, e respeito pelo seu semelhante. Ao nosso querido PROFESSOR Dr. FRANCISCO OMIZZOLO: Muito obrigado por todo esse imenso legado a cirurgia!! !
Profa. Maria da Graça Vidal

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-441-976

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes