Ir para o conteúdo Meteorologia Ir para o menu Meteorologia Ir para a busca no site Meteorologia Ir para o rodapé Meteorologia
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mais uma edição do minicurso de treinamento da Rede Voluntária de Observadores de Tempestades (REVOT)



Estão abertas as inscrições gratuitas para o minicurso de treinamento da Rede Voluntária de Observadores de Tempestades (REVOT), projeto de extensão universitária do Curso de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria com parceria da Cruz Vermelha Brasileira de Santa Maria, Defesa Civil de Santa Catarina, e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas. O minicurso tem caráter intensivo e será ministrado de maneira remota em dois dias consecutivos, das 19h00 às 21h30 de 16 e 17/11/2021 pelo horário de Brasília (2,5 horas em cada dia, perfazendo um total de 5 horas). Para estas datas o número de participantes é limitado a cem vagas.

O objetivo do curso é transmitir conhecimento para o público leigo em meteorologia acerca da identificação visual de nuvens de tempestades para que, com isso, as pessoas antecipem-se à possível ocorrência de fenômenos meteorológicos extremos gerados por estes sistemas atmosféricos, como chuvas intensas, granizos e vendavais. O curso também aborda maneiras de se registrar estes fenômenos de forma responsável e segura quando de sua ocorrência fortuita sobre a residência e/ou local de trabalho do(a) observador(a) voluntário(a). Neste sentido, o minicurso também instrui sobre como (e a quem) reportar esta informação com maior precisão e aonde obter informações confiáveis de avisos e alertas meteorológicos.

O minicurso destina-se a qualquer pessoa curiosa acerca dos fenômenos atmosféricos e que: (a) deseja aprender a identificar visualmente certas características das tempestades que ajudam a revelar suas intensidades e os fenômenos que as acompanham; (b) esteja disposta a relatar as ocorrências de tempestades de maneira voluntária, com responsabilidade e segurança. Nenhum pré-requisito de conhecimento meteorológico é necessário para participar do curso.

A inscrição online no minicurso deverá ser encaminhada através do preenchimento DESTE formulário. Perguntas acerca deste minicurso deverão ser encaminhadas para o e-mail prevots.svr@gmail.com

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-453-358

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes