Ir para o conteúdo Psicologia Ir para o menu Psicologia Ir para a busca no site Psicologia Ir para o rodapé Psicologia
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aluno Especial

Aluno Especial I – Portador de Diploma

É o processo seletivo de aluno especial de graduação que, sem gerar vínculo com a UFSM, permite aos portadores de diploma de graduação frequentarem algumas disciplinas em curso(s) de graduação (até um total de 10 disciplinas de um mesmo currículo).

A seleção para Aluno Especial I é feita pelos Departamentos Didáticos, através de edital, o qual descreve as normas para inscrição, seleção e análise documental classificatória dos candidatos.

As vagas destinadas a esses alunos são aquelas resultantes de saldo positivo, em função de os alunos regulares da UFSM não terem ocupado tais vagas em suas matrículas. Por essa razão, a classificação para Aluno Especial I ocorre sempre após o início do semestre letivo, já que é necessário avaliar as vagas ociosas em disciplinas.

A solicitação deve ser feita via web no portal do DERCA, em data estabelecida no Calendário Acadêmico.


Aluno Especial II – Maior de 55 anos

É aquele que, com idade mínima de 55 anos, independentemente de prova de escolaridade, requer vaga em saldo de vagas em disciplinas isoladas da UFSM. Não realiza matrícula web via Portal do Aluno. Realiza comprovação de idade e inscrição/solicitação de matrícula na coordenação do curso. Os alunos dessa categoria, por concessão excepcional da UFSM, estão isentos de avaliação e de freqüência.

O Aluno Especial II, que for realizar a inscrição para o acesso às vagas de disciplinas isoladas, deverá seguir o período previsto no calendário acadêmico.

1ª ETAPA: Solicitação de vaga

Local: Coordenação dos cursos, na data estabelecida no calendário acadêmico.

2ª ETAPA: Matrícula

Local: presencial, segundo data estabelecida no calendário acadêmico, no DERCA: Av. Roraima, n° 1000, Prédio 48D (térreo).

Orientação Geral para Aluno Especial II:

– O interessado deve dirigir-se à secretaria do Curso que oferece as disciplinas pretendidas, com DUAS cópias da Cédula de Identidade, Certidão de Nascimento ou Casamento ou qualquer outra documentação oficial que comprove o requisito de idade mínima de 55 anos.

– No curso, escolhe as disciplinas que pretende solicitar a matrícula (até 3 por semestre) e assina o requerimento.

– No dia determinado no calendário acadêmico, o interessado deve comparecer ao DERCA para efetuar a matrícula. A matrícula será deferida para, no máximo, três disciplinas por semestre, sendo que a concessão da matrícula nas disciplinas escolhidas dependerá da existência de vaga.