Ir para o conteúdo Psicologia Ir para o menu Psicologia Ir para a busca no site Psicologia Ir para o rodapé Psicologia
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estágios

As atividades de estágio serão realizadas em dois momentos no curso de Psicologia.

Inicialmente, as disciplinas de Estágio Básico I e II ocorrerem no 3° e no 4° semestres, com 60 horas, seguindo a proposta de diretrizes curriculares para os Cursos de Psicologia, resultando em uma primeira experiência dos alunos no campo das práticas possíveis no trabalho do Psicólogo.

Um segundo momento de experiência prática mais sistemática ocorrerá nos dois últimos anos do curso, a partir do 7° semestre, somando este 960 horas. São as disciplinas de Estágio Específico I, II, III e IV.


ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS:

São os estágios vinculados a matrícula em disciplinas de estágio: Estágio Básico I e II, Estágio Específico I, II, III e IV.

Informações Importantes:

– Deve ser orientado por um professor do departamento de psicologia, o qual será responsável pelo estágio e pela assinatura, por parte da UFSM, no TCE. Antes de realizar a matrícula em disciplinas de estágio específico na turma de determinado professor orientador, o acadêmico deve procurá-lo e informar que ira realizar a matrícula pois são vagas limitadas por professor.

– É dever do acadêmico tramitar o Termo de Compromisso de Estágio logo no início de cada semestre. O Termo de Estágio é componente obrigatório da disciplina e deve ser tramitado via PEN-SIE (Portal de Documentos), em Processo de homologação de estágio OBRIGATÓRIO de graduação (125.22).

– Para estágios realizados no âmbito da UFSM utiliza-se o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Interno, para fora da UFSM é o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório.

– Os Termos de Compromisso de Estágio devem ser tramitados pelo PEN-SIE. A PROGRAD disponibiliza o modelo do documento na Página dos Estágios – PROGRAD

– O período de estágio é o referente ao semestre letivo da UFSM, salvo exceções. A carga horária semanal mínima a constar no TCE é o número de horas necessárias para integralizar a carga horária total da disciplina. A carga horária máxima, para o curso de psicologia da UFSM, é 30 horas. 

– O acadêmico que realiza estágio obrigatório é coberto por seguro contratado pela UFSM.

– A Lei nº 11.788 de 2008 é a lei que regulamenta as atividades de estágio.


ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS:

São os estágios vinculados a matrícula ativa em qualquer disciplina. Podem ser realizados a qualquer tempo ao longo da graduação e valem como ACG.

Os estágios não obrigatórios seguem a mesma normativa da Lei nº 11.788 de 2008.

É importante salientar que, segundo a legislação, os estágios não obrigatórios devem, compulsoriamente, ser remunerados (bolsa/contraprestação + auxílio transporte). Além disso, também é necessário que o local contrate um seguro de vida para o estagiário e conte com psicólogo, com CRP ativo, para realizar a supervisão local.

Deve ser orientado por um professor do departamento de psicologia, o qual será responsável pelo estágio e pela assinatura, por parte da UFSM, no TCE.

O modelo de Termo de Compromisso do Estágio não-obrigatório pode ser encontrado na Página dos Estágios – PROGRAD.

A documentação deve ser tramitada via PEN-SIE (Portal de Documentos), em Processo de homologação de estágio NÃO OBRIGATÓRIO de graduação (125.62), para registro do estágio no sistema da UFSM e atribuição dos encargos didáticos para o professor orientador. 


NORMAS PARA ESTÁGIOS DEFINIDAS PELO COLEGIADO DO CURSO DE PSICOLOGIA

Critérios para realização de Estágios Obrigatórios em Clínicas Privadas
1) Psicólogo supervisor local deve ter pelo menos três anos de experiência profissional na área de psicologia clínica
2) Psicólogo supervisor local deve ter concluído especialização lato senso na área específica de atuação de psicologia clínica
3) Deve ser apresentada uma justificativa do supervisor local indicando a importância/motivo para receber o estagiário, juntamente com um plano de trabalho;
4) O estudante já deve ter concluído as disciplinas de Estágio Específico I e II.
Estas regras não são exigidas para Estágios Não Obrigatórios.

Atividades de Estágios de forma remota
De acordo com o Código de Ética profissional em Psicologia, é requisito indispensável a garantia de sigilo, privacidade e confiabilidade em todas as atividades desenvolvidas pelo estagiário. Processos remotos clínicos e de avaliação psicológica só poderão ser realizados em espaços controlados. Desta forma, quando houver participação do aluno em estágio de atendimento on-line, o mesmo deve ser feito no campo de estágio, sob acompanhamento do supervisor responsável, garantindo que o espaço tenha condições adequadas para o atendimento psicológico. No Termo de Compromisso de Estágio, no espaço destinado ao Plano de Atividades, deverá constar a inclusão desta orientação, informando claramente que o estágio é remoto e que as atividades acontecerão no campo de estágio. Esta orientação é válida para Estágios Obrigatórios e Não Obrigatórios. 


Mais informações sobre estágios podem ser obtidas com a Subdivisão de Estágios do CCSH II

E-mail: estagios74b.ccsh@ufsm.br
Fone: 55 3220 9336
Endereço: CCSH – UFSM. Avenida Roraima, Prédio 74 B, sala 3301