Ir para o conteúdo Tecnologia em Gestão de Turismo Ir para o menu Tecnologia em Gestão de Turismo Ir para a busca no site Tecnologia em Gestão de Turismo Ir para o rodapé Tecnologia em Gestão de Turismo
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Colação de Grau (solene e gabinete)

Por meio da Resolução N. 011/2018,  a UFSM passa a assumir a organização e promoção das solenidades de colação de grau, institucionalizando a cerimônia e tornando-a acessível a todos(as) os(as) estudantes.

TODAS as formaturas serão realizadas na UFSM em sessões solenes ou, excepcionalmente, em gabinete. 

Além da Resolução N. 011/2018, a PROGRAD criou a Instrução Normativa 014/2022 para organizar internamente o processo das colações de grau.

Para mais informações, acesse: Colação de Grau na UFSM


Formaturas Solenes 

A turma de formandos deverá constituir uma Comissão de Formatura e sinalizar para a Secretaria Integrada de Graduação II (SIGII) quais alunos fazem parte desta Comissão. 
Após definida a data da Colação de Grau Solene, os formandos serão notificados e a Comissão de Formatura será responsável por fornecer as informações sobre os alunos que irão colar grau, respeitando os prazos estabelecidos pela SIGII e Direção do CCSH.

Formaturas de Gabinete

As Colações de Grau de Gabinete somente acontecerão em caráter de exceção, mediante justificativa.

Os alunos que necessitarem colar grau de gabinete deverão encaminhar o Formulário de Solicitação de Colação de Grau de Gabinete no PEN, por meio de um Processo de realização de formatura em gabinete de curso graduação (124). Deverá ser anexado, junto com o formulário, documentos que comprovem a justificativa.

A coordenação do curso definirá uma data limite para receber estas solicitações. Consulte a SIGII (graduacao74b.ccsh@ufsm.br) e/ou coordenação (coordturismo.ccsh@ufsm.br) para mais informações sobre os prazos.

Atenção: o formando que recebe a outorga do grau em solenidade de gabinete terá vetada a sua participação na Sessão Solene de Colação de Grau, por já ser considerado um egresso do Curso.