Estudo investiga relação entre vegetação e temperatura de superfície na Bacia do Paraná III (2017–2024)
O LABGEOTEC tem a satisfação de anunciar a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso de Emily Maurer da Costa, integrante do laboratório e aluna orientada pelo Prof. Dr. Waterloo Pereira Filho e coorientada por Rafael Zini Ouriques. A apresentação…
Ciclo de Capacitações em Gestão de Pessoas fortalece empreendimentos no Hub de Inovação Social da UFSM
Durante o mês de novembro, o Hub de Inovação Social da UFSM sediou um ciclo de três encontros formativos voltados ao desenvolvimento de empreendimentos sociais incubados. A iniciativa, promovida pela Incubadora Social UFSM em parceria da professora Bruna Brandt e…
Unidade Embrapii UFSM encerra o ano com nota acima da média nacional
No evento da última segunda-feira (24), a Unidade Embrapii UFSM apresentou os marcos alcançados em 2025 e os objetivos para o ciclo 2026 - 2030. O momento contou com a participação do reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Luciano…
Professoras da UFSM são vencedoras do 17º Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS
Duas professoras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foram vencedoras do 17º Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Sistema Único de Saúde (SUS). As indicações haviam sido divulgadas em julho deste ano pelo Conselho Nacional…
Quem Faz o CTISM: De aluno a servidor, uma conexão que ultrapassa o tempo
Carlos Benetti é Técnico Administrativo em Educação no CTISM desde 2013, mas a sua história com o Colégio começa bem antes disso. Em 2000, iniciou o curso Técnico Pós Médio (hoje chamado subsequente) em Mecânica. Quando se formou, no ano…
Docente do Poscom contribui em quatro publicações de destaque na COP-30
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM) esteve representado na discussão sobre a COP-30 por meio da produção acadêmica da docente Cláudia Herte de Moraes, colaboradora da linha de pesquisa Mídias e Estratégias Comunicacionais.…
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- Estudo investiga relação entre vegetação e temperatura de superfície na Bacia do Paraná III (2017–2024)
- Ciclo de Capacitações em Gestão de Pessoas fortalece empreendimentos no Hub de Inovação Social da UFSM
- Unidade Embrapii UFSM encerra o ano com nota acima da média nacional
- Professoras da UFSM são vencedoras do 17º Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS
- Quem Faz o CTISM: De aluno a servidor, uma conexão que ultrapassa o tempo
- Docente do Poscom contribui em quatro publicações de destaque na COP-30
Apresentação
O curso de Especialização em Formação de Professores para o Ensino de Robótica é ofertado na modalidade EaD, com presença nos polos das seguintes cidades: Agudo, Três Passos, Panambi, Porto Alegre e Passo Fundo . Atualmente a coordenação é de responsabilidade de DOUGLAS CAMPONOGARA.
O curso é ofertado em caráter eventual, sendo 3 o número de semestres necessários para sua conclusão.
Aprovado pela Portaria Normativa CTISM/UFSM N° 002, de 23 de junho de 2025.
Utilitários
Descrição
A Especialização em Formação de Professores para o Ensino de Robótica tem como principal objetivo habilitar, em nível de especialização, docentes da educação básica de ensino para o trabalho com o ensino de robótica em nível fundamental e médio, assim como:
- Capacitar o docente para estimular a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas do conhecimento através da robótica;
- Promover o pensamento lógico, racional e crítico inerente ao ensino da programação e suas tecnologias;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os alunos nas aprendizagens;
- Desenvolver habilidades e competências para a utilização de diversas plataformas de simulação de robótica, kits de montagem de robôs, softwares para programação bem como seus dispositivos sensores e atuadores;
- Oferecer aos participantes uma formação adequada, alinhada com o contexto comunitário de cada escola, com o intuito de intervir e transformar a realidade social.