Ir para o conteúdo Mestrado em Artes da Cena Ir para o menu Mestrado em Artes da Cena Ir para a busca no site Mestrado em Artes da Cena Ir para o rodapé Mestrado em Artes da Cena
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Linhas de Pesquisa

Linha  1: Poéticas da Diferença e Processos de Subjetivação nas Artes da Cena

Nesta linha de pesquisa, a noção de poéticas da diferença se apresenta como enquadramento para pensar as artes da cena como lugar de reflexividade, invenção e transformação social, privilegiando paradigmas pós/de(s)coloniais. Sob esse prisma, entende a cena em sua relação com processos sociais, históricos, políticos, educativos e/ou culturais. Acolhe trabalhos de criação, reflexão ou elaboração teórica abrangendo as diferentes dimensões do fazer cênico: formação, pedagogias, treinamento, práticas, criação, performance, recepção e crítica. A diferença pode ser entendida como dispositivo de criação, como discurso cênico, como potência criativa, como conceito para pensar processos de subjetivação e como viés analítico. Trabalha a partir das noções de intra e interculturalidade, e de proposições tais como práticas contemplativas e de educação somática. Alguns dos temas que podem ser abordados nessa linha são: Processos de de(s)colonização do fazer cênico; Criação/Formação em artes da cena e processos de subjetivação; As artes da cena em perspectiva pós/de(s)colonial; Intraculturalidade e interculturalidade nas artes da cena; Práticas poético-pedagógicas de(s)coloniais; Abordagens contemplativas na formação da/o artista da cena; Culturas brasileiras e processos formativos em artes da cena; Poéticas somáticas para as artes da cena; Contribuições dos estudos da deficiência para as poéticas da diferença na cena contemporânea; A cena como lugar de discussão da diferença. 

Professores vinculados à linha: Daniel Reis Plá, Flávio Campos, Neila Cristina Baldi, Silvia Susana Wolff.

Linha 2: Processos de Criação e Estudos da Cena

Esta linha de pesquisa busca investigar e desenvolver um pensamento crítico sobre o fazer artístico, sua poiesis e os âmbitos socioculturais nas quais se insere, acolhendo inclusive tensões e fronteiras interdisciplinares entre os desdobramentos advindos de outras grandes áreas, como a história e a filosofia. Abrange os discursos sobre epistemologias da cena, suas atuais limitações e esgarçamentos para novas poéticas da cena; propõe o estudo prático e teórico dos dispositivos simbólicos ao se pensar o processo criativo, seja ao incidir sobre instrumentos de análise da comunicação, da tecnologia ou das interfaces com a linguística, seja ao incidir sobre os estudos de textos teatrais, repertórios de movimento e da criação cênica como escritura; integra investigações sobre a cena como fenômeno cultural, a partir do estudo das dinâmicas e dos modos de organização e produção do fazer artístico. Por fim, dentro de uma dinâmica rizomática, esta linha de pesquisa dispõe, ainda, das imbricações com a experiência e a memória como formas discursivas, analíticas e estéticas das pesquisas contemporâneas das artes cênicas. Alguns dos temas que podem ser abordados nessa linha são: Leitura como experiência estética na criação cênica; Processos Criativos em Interfaces com Outras Linguagens; Epistemologias da Cena e Implicações Estéticas e Ideológicas; Experiência e Escritura da Memória para a Cena Contemporânea. 

Professores vinculados à linha: Arthur Belloni, Carlise Scalamato Duarte, Fabiana Fontana, Raquel Guerra, Tatiana Wonsik Recompenza Joseph.