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II Escola de Inverno de Ensino de Física

Técnico-Científicos Publicado: 1 junho 2023 - 18:53 Última modificação: 23 outubro 2023 - 17:17 Ouvir

Evento on-line - Santa Maria

02/08/2023 09:30 - 04/08/2023 16:30

Descrição

II Escola de Inverno de Ensino de Física

Evento on-line

2 a 4 de agosto de 2023

Contato: escoladeinverno.fisica.trb@gmail.com

Temática do Evento

“Ensino de Física: desafios no contexto pós-pandêmico”

Apresentação

No período de 2 a 4 de agosto de 2023, de forma on-line, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estará promovendo a II Escola de Inverno de Ensino de Física. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) do Centro de Ciências Naturais e Exata (CCNE). Com a temática geral “Ensino de Física: desafios no contexto pós-pandêmico”, o evento estará organizado em palestras e apresentação de trabalhos (comunicações científicas e relatos de experiência), tendo como objetivo principal  proporcionar espaços de diálogo e aprofundamento em torno de questões centrais ao Ensino de Física, em seus diferentes níveis, etapas e modalidades da educação.

Linhas Temáticas para Submissão de Trabalhos

  • Ensino, aprendizagem e avaliação: Trabalhos sobre ensino e aprendizagem de Física nos diferentes níveis, etapas e modalidades da educação. Envolve, entre outros aspectos, questões relacionadas a prática docente; tendências pedagógicas; metodologias de ensino; experiências inovadoras; materiais e recursos didáticos; abordagens e práticas de avaliação.
  • Formação de professores: Trabalhos sobre formação docente, tanto a inicial quanto a continuada (permanente). Envolve, entre outros aspectos, questões curriculares de cursos de formação de professores de Física; práticas de ensino e prática como componente curricular; estágio supervisionado; formação específica e formação didático pedagógica; programas e políticas públicas de formação de professores; iniciação à docência.
  • Políticas públicas em educação: Trabalhos que abordem a história, análise e impactos de políticas públicas nos diferentes níveis de ensino e modalidades da Educação Básica, com implicações sobre o ensino de Física; legislação educacional; políticas de formação de professores, políticas curriculares, políticas de material didático (PNLD) e análise de Livros Didáticos de Física.
  • Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: Trabalhos voltados à elaboração, implementação e/ou avaliação de recursos e atividades didáticas mediados por tecnologias; ambientes virtuais de ensino e aprendizagem; ensino de Física híbrido, remoto ou a distância; jogos digitais e gamificação; referenciais teóricos e metodológicos para a inserção das tecnologias no Ensino de Física.
  • Práticas inclusivas: Trabalhos que envolvem conceitos relacionados ao tema Inclusão na perspectiva do Ensino de Física. Dentre outras, abrange questões voltadas a reflexões sobre práticas docentes em cenários inclusivos; discussões em torno da aprendizagem frente à diversidade e as diferentes necessidades e habilidades do educando; e, também, investigações em torno de currículos e políticas públicas que contemplam essa temática.
  • Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente: Trabalhos que abordem as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no Ensino de Física; questões sociocientíficas e temas controversos.
  • História, Filosofia e Sociologia da Ciência: Trabalhos que discutem o papel da História, Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino e aprendizagem de Física; epistemologia e ensino de Física; natureza da Ciência e o ensino e aprendizagem de Física.

Modalidades de Trabalhos

Os trabalhos deverão estar claramente dentro da perspectiva do Ensino de Física relacionado com alguma das referidas linhas temáticas. Ainda, os trabalhos poderão ser apresentados nas modalidades de Comunicação Científica (CC) e Relato de Experiência (RE).

Comunicação Científica (CC): Trabalhos resultantes de investigações de natureza acadêmica e caráter científico, em andamento ou concluída.

Relato de Experiência (RE): Trabalhos resultantes de reflexões e sistematizações sobre o desenvolvimento de experiências, em andamento ou concluídas, realizadas em sala de aula (presencial, remoto e/ou híbrido), tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior.

Informações sobre a Submissão de Trabalhos

Período de submissão de trabalho: 1 de junho a 30 de junho de 2023

Observações importantes:

  • Para submeter o trabalho é preciso estar inscrito no evento (ver item Inscrição);
  • Serão aceitos até 5 (cinco) trabalhos por autor, sendo no máximo 2 (dois) como autor principal (primeiro autor);
  • Não há um número máximo de autores para submeter um trabalho;
  • O trabalho (incluindo título, resumo, palavras-chave e referências) deverá conter de 4 a 6 páginas;
  • O trabalho deverá ser enviado para o e-mail escoladeinverno.fisica.trb@gmail.com
  • Para a elaboração do trabalho, é preciso utilizar o modelo de arquivo (template) contido neste link. No arquivo, será necessário informar a linha temática e a modalidade (CC ou RE);
  • Deverão ser enviados dois arquivos: uma versão cega (sem identificação dos autores) e uma versão não cega (com identificação dos autores). No modelo de arquivo (template) encontram-se as instruções de como proceder para nomear esses dois arquivos;
  • O trabalho poderá ser apresentado por qualquer um dos autores;
  • Somente os trabalhos apresentados serão publicados nos Anais (on-line) do evento.

Avaliação dos trabalhos

Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão de Pareceristas ad hoc. Para cada trabalho submetido será emitido um dos seguintes pareceres:

  • Aprovado sem alterações;
  • Aprovado com alterações;
  • Recusado.

Este parecer será emitido com base nos seguintes critérios:

  • Resumo: o resumo está de acordo com o conteúdo do trabalho, incluindo objetivos, resultados e conclusões?
  • Corpo do texto:
    • Introdução: a introdução está corretamente formulada?
    • Objetivos: o(s) objetivo(s) está(ão) enunciado(s) e refere(m)-se ao presente trabalho?
    • Metodologia: o trabalho apresenta uma metodologia?
    • Resultados, conclusões ou considerações finais: o trabalho apresenta resultados, conclusões ou considerações finais?
  • Referências: as referências bibliográficas estão de acordo com as normas da ABNT?
  • Relevância para o evento: o trabalho apresenta relevância na área de Ensino de Física, e com sua respectiva linha temática?
  • Redação do texto: o texto está de acordo com as normas da ABNT? Necessita de reformulações?

Anais do Evento

Os trabalhos aceitos e apresentados no evento serão publicados, na íntegra, nos Anais on-line do evento.

Atentar para a necessidade de utilizar o arquivo modelo (template) para a submissão do trabalho.

Comitê Científico

André Ary Leonel (UFSC)

Caetano Castro Roso (UFRGS)

Fernanda Sauzem Wesendonk (FURG)

Matheus Monteiro Nascimento (UFRGS)

Rosemar Ayres dos Santos (UFFS)

Taniamara Vizzotto Chaves (IFFar)

Comissão Organizadora

Cristiane Muenchen (UFSM)

Dioni Paulo Pastorio (UFRGS)

Eduardo Adolfo Terrazzan (UFSM)

Isabel Krey Garcia (UFSM)

Josemar Alves (UFSM)

Luciana Bagolin Zambon (UFSM)

Muryel Pyetro Vidmar (UFSM)

Programação

Programação Geral

02/08 – Quarta-feira 03/08 – Quinta-feira 04/08 – Sexta-feira
Sessão de abertura
9:30 h – 11:30 h
Título: Formação docente em Física, BNCC e Reforma do Ensino Médio
Palestrante: Prof. Dra. Fernanda Ostermann (UFRGS)
Mediação: Profa. Dra. Luciana Bagolin Zambon (UFSM)Acesse a palestra clicando aqui
Palestra
9:30 h – 11:30 h
Título: Para além das soluções prontas: uma perspectiva antropológica para a inovação didática
Palestrante: Prof. Dr. Ives Solano Araujo (UFRGS)
Mediação: Prof. Dr. Dioni Paulo Pastorio (UFRGS)Acesse a palestra clicando aqui
Apresentação de trabalhos
9:30 h – 11:30 hAcesse os trabalhos clicando aqui 
Palestra
14:30h – 16:30h
Título: Desenvolvimento de saberes docentes para a transição paradigmática na Educação em Ciências
Palestrante: Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib (USP)
Mediação: Profa. Dra. Inés Prieto Schmidt Sauerwein (UFSM)Acesse a palestra clicando aqui
Apresentação de trabalhos
14:30h – 16:30hAcesse os trabalhos clicando aqui
Palestra
14:30h – 16:30h
Título: Educação CTS: pressupostos e possibilidades
Palestrante: Profa. Dra. Roseline Beatriz Strieder (UFSC)
Mediação: Profa. Dra. Cristiane Muenchen (UFSM)Sessão de Encerramento
10 Anos do PPGEMEF | Avaliações e Projeções para a Pesquisa em Ensino de Física

Acesse a palestra e o encerramento clicando aqui

Apresentação de trabalhos

A apresentação dos trabalhos será feita na forma de slides.

O tempo disponível será de até 15 minutos, considerando um tempo ao final da apresentação reservado para diálogo em torno de questões e comentários dos participantes.

A lista de trabalhos a serem apresentados, bem como os links para acesso às salas virtuais, estão disponíveis na Programação Geral.

Inscrição

Inscrição

A inscrição para o evento é gratuita. Para realizar a inscrição, é necessário preencher o formulário que se encontra neste link.

 

Certificados

É importante que o(a) participante assine as listas de presença, que serão disponibilizadas ao longo das atividades on-line.

Serão emitidos certificados de:

  • Participação (ouvinte): 24 (vinte e quatro) horas
  • Apresentação de trabalho
  • Palestrante

 

Datas importantes (novas datas)

  • Período de inscrições: 01 de junho de 2023 a 31 de julho de 2023
  • Período para submissão de trabalhos: 01 de junho de 2023 a 10 de julho de 2023
  • Respostas dos pareceristas: até 20 de julho de 2023
  • Submissão da versão revisada pelos autores: até 25 de julho de 2023
  • Liberação do parecer final aos autores: até 28 de julho de 2023
  • Realização do evento: 02 de agosto de 2023 a 04 de agosto de 2023
Contato

E-mail para contato: escoladeinverno.fisica.trb@gmail.com

Localização

Evento on-line

Avenida Roraima - 1000 - Camobi - Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) - Prédio 13

Santa Maria - 97105-900 - Rio Grande do Sul

Realização
Apoiadores