Ir para o conteúdo PPGEXR Ir para o menu PPGEXR Ir para a busca no site PPGEXR Ir para o rodapé PPGEXR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Discente do PPGExR faz apresentação em evento na Itália sobre a sustentabilidade da agricultura em regiões semiáridas



O discente do Doutorado em Extensão Rural da UFSM Breno Henrique de Sousa, também professor da UFPB, fez uma apresentação oral e participou de uma mesa redonda do encontro acadêmico e científico “Progettazione e Gestione di Moderni Oliveti”, realizado na cidade italiana de Álcamo, província de Trapani, na região da Sicília. O encontro foi promovido pelo fórum “VinOlio: conferences and experiences”, uma parceria entre a Universidade de Estudos de Palermo, o Instituto Técnico Superior Mattarella – Dolci e com apoio da ordem dos agrônomos e engenheiros florestais e da Região Siciliana.

Em sua apresentação Breno falou a respeito dos dilemas e potencialidades que ele tem identificado na agricultura da Província de Trapani e sobre o atual panorama de sustentabilidade do sistema agrário local. A análise faz parte de sua pesquisa que doutorado conduzida sob a orientação do Professor Dr. Vicente Celestino Pires Silveira. O pesquisador escolheu essa região por seu clima semiárido, marcada por uma agricultura vulnerável ambientalmente pela incidência de secas e mudanças climáticas, pelo crescente abandono da atividade agrícola, sobretudo pelos pequenos produtores rurais e um contexto de desenvolvimento econômico periférico, condições semelhantes ao semiárido brasileiro.

O público presente era composto por discentes de escolas técnicas e universitários, professores e profissionais da área das ciências agrárias. Também foi concedida uma entrevista a rede de TV local. O vídeo da entrevista, em italiano, pode ser visualizado no link: https://www.videosicilia.com/2018/12/17/vinolio-come-progettare-e-gestire-un-moderno-oliveto/

  

 


Publicações Recentes