Na última sexta-feira, dia 09 de maio de 2025, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou a aula inaugural da sua primeira turma. O evento, carregado de simbolismo, marcou não apenas o início das atividades acadêmicas do novo curso, mas também consolidou o protagonismo da UFSM na expansão da formação em Saúde Coletiva no interior do Rio Grande do Sul.
O momento foi ainda mais significativo por inserir a instituição na história nacional: com a criação do Mestrado em Saúde Coletiva da UFSM, o Brasil alcançou a marca de 100 Programas de Pós-Graduação na área, conforme dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Em clima de entusiasmo, discentes trocaram os primeiros cumprimentos e se conheceram, assim como os docentes que receberam a turma, contagiados pela alegria do momento.


A aula inaugural contou com a presença ilustre do Dr. Rômulo Paes de Sousa, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), reconhecido nacional e internacionalmente pela sua trajetória em proteção social e saúde coletiva.
Em sua fala, Dr. Rômulo destacou o caráter multidisciplinar e holístico da Saúde Coletiva, diferenciando-a da Saúde Pública, sobretudo pela ênfase na participação social:
“A Saúde Coletiva se distingue da Saúde Pública pois dá ênfase na participação social”, pontuou.

A primeira turma é composta por 12 discentes oriundos de diversas áreas: enfermagem, psicologia, odontologia, nutrição, fisioterapia e engenharia química. A proposta curricular do curso visa a formação de profissionais qualificados, com atuação multiprofissional e interdisciplinar, fortalecendo as redes de atenção à saúde no interior do estado.
Um dos momentos marcantes da aula foi o depoimento emocionado da aluna Simone Netto Mônego, enfermeira, que relatou:
“Através das falas dos docentes foi possível compreender como este projeto foi, ao longo de todos estes anos, pensado e repensado, escrito e reescrito, e, como é inerente da vida humana, é provável que tenham sido inúmeros os entraves para que este dia estivesse sendo vivido.”
A professora Dra. Liane Beatriz Righi, vice-presidente da ABRASCO e docente responsável pela disciplina “Saúde Coletiva: Núcleo e Campo de Saberes”, destacou que o programa é fruto de um trabalho idealizado desde 2019, concretizado graças ao envolvimento coletivo:
“Este acontecimento é a concretização de um trabalho que envolveu muitas mãos. É o início de uma jornada nova, por ser a primeira turma do curso de Mestrado em Saúde Coletiva e, de bônus, o centésimo programa de pós-graduação no país.”
