A docente Edi Franciele Ries e a discente Gabriela do Nascimento Toniolo Bertolo, ambas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Maria (PPGSC/UFSM), participaram da elaboração do Guia de Integridade da Informação no Contexto da Crise Climática no Rio Grande do Sul, publicado no Portal da ONU Brasil no dia 10 de novembro de 2025.
O documento surge a partir das experiências vivenciadas durante a crise climática de 2024 no sul do Brasil, considerada uma das maiores catástrofes ambientais da história recente do país. A publicação propõe um marco de referência voltado ao fortalecimento da integridade da informação em cenários de emergência, transformando respostas emergenciais em uma base estruturada de confiança, prevenção, coordenação institucional e resiliência social.
O Guia é uma realização conjunta da Fiocruz, Embrapa, ONU (UNIC Rio) e da Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (SECOM/RS), com apoio de dez universidades brasileiras. Com mais de 200 páginas, reúne contribuições de 55 especialistas, consolidando protocolos, diretrizes e boas práticas voltadas à integridade informacional, a partir da abordagem de Uma Só Saúde (One Health).
No âmbito da UFSM, a professora Edi Franciele Ries e a mestranda Gabriela do Nascimento Toniolo Bertolo, em parceria com outros(as) pesquisadores(as) da UFSM e da UFRGS, são autoras do Capítulo 7.3 – “Impactos da Desinformação nas Operações de Resposta”, que analisa como a circulação de informações falsas ou distorcidas afeta diretamente as ações de resposta a desastres climáticos, com foco específico na experiência do Rio Grande do Sul.
O Guia dialoga com os princípios da Iniciativa Global das Nações Unidas para a Integridade da Informação sobre a Mudança do Clima, articulando ciência, comunicação e governança pública sob a perspectiva da Uma Só Saúde, ao reconhecer a desinformação como um fenômeno sistêmico, capaz de impactar simultaneamente dimensões humanas, animais e ambientais. Nesse sentido, o documento traduz diretrizes globais em práticas aplicáveis à gestão pública, à comunicação social e à educação científica.
Reconhecimento internacional
A publicação foi selecionada pela ONU para integrar o Mutirão Global pela Integridade da Informação sobre a Mudança do Clima, no âmbito da Agenda de Ação da COP30, e será apresentada no Celeiro de Soluções, em Belém (PA), em novembro de 2025. O reconhecimento evidencia o protagonismo do Brasil e do Rio Grande do Sul no desenvolvimento de soluções inovadoras para o enfrentamento da desinformação climática e reafirma o compromisso das instituições envolvidas com os Princípios Globais de Integridade da Informação das Nações Unidas.
Segundo Gustavo Buss, PhD, Coordenador Geral e Editorial do Guia, a publicação representa um avanço estratégico no enfrentamento dos desafios contemporâneos relacionados à crise climática:
“O Guia vai além de um documento técnico, constituindo-se como uma infraestrutura de confiança, que busca transformar conhecimento científico em cooperação, comunicação qualificada em coordenação e informação em resiliência social.”