Ir para o conteúdo Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Políticas Públicas Ir para o menu Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Políticas Públicas Ir para a busca no site Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Políticas Públicas Ir para o rodapé Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Políticas Públicas
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos de Extensão do PPGSSPP

Em edição

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos

Linha de Pesquisa

 Projetos de Pesquisa por Docentes

 

SERVIÇO SOCIAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

CRISTINA KOLOGESKI FRAGAE-mail:  cristina.fraga@ufsm.br 

Projeto: Educação permanente em movimento 

Resumo: O programa de extensão tem como objeto a educação permanente no Serviço Social. Para tanto, possui como objetivo central oportunizar espaços de aprendizado atinentes ao Serviço Social no âmbito da UFSM, com vistas à educação permanente das/os participantes. O público alvo da ação são assistentes sociais egressas/os da UFSM, assistentes sociais de Santa Maria e região e formandas/os em Serviço Social. Para isso, a metodologia do programa prevê cursos de extensão, palestras, oficinas e fóruns locais; a ser oferecidos por meio de encontros mensais com duração de 04 h pelo período de 05 anos. Serão desenvolvidas discussões teóricas e de casos como forma de ampliar o conhecimento sobre as temáticas, de forma geral, e sobre como as/os profissionais podem trabalhá-las. Ademais, desenvolver-se-á o Fórum Local de Estágio em Serviço Social e oficinas de preparação para o mercado de trabalho. A avaliação será de forma continuada a partir da participação e contribuição das/os participantes nas discussões em cada encontro. Pretende-se assim, estimular discussões e promover conhecimentos que possam contribuir à compreensão das temáticas trabalhadas e de possibilidades de atuação frente a elas. A proposta do programa é realizar um conjunto de palestras e leituras visando compartilhar a importância da educação permanente ao público participante. Como resultados esperados, busca-se fortalecer a categoria profissional de assistentes sociais, bem como as/os estudantes em relação às adversidades da formação e do cotidiano de trabalho, além de capacitar a/os profissionais à supervisão de estágio em Serviço Social, tanto em sua modalidade obrigatória, como na não obrigatória.

Financiamento: 

 

LAURA REGINA DA SILVA CAMARA MAURICIO DA FONSECAE-mail: laurafonseca.22@gmail.com

Projeto: PROJETO QUARTAS HEGEMÔNICAS

Resumo: Projeto “Quartas Hegemônicas” O projeto Quartas Hegemônicas está vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gênero, Políticas Sociais e Movimentos Sociais – Hegemônicas, do curso de Serviço Social da UFSM. O projeto pretende aproximar a comunidade universitária e a comunidade externa de atividades extensionistas que articulem ensino e pesquisa, nas perspectivas da educação social continuada, do atendimento das demandas comunitárias e da formação profissional permanente em Serviço Social. A metodologia do Projeto é ativa e prevê a realização de atividades com a sistemática quinzenal, preferencialmente, nas quartas-feiras, no âmbito da UFSM, podendo se estender fora das dependências da universidade, no modo presencial com as práticas convencionais de extensão, no modo não presencial com a adoção das tecnologias educacionais de linguagem virtual e utilização de ferramentas remotas e à distância. As estratégias pedagógicas das atividades da extensão apoiam-se em modalidades, a realizar: rodas de conversa, diálogos reflexivos, debates, lives, fóruns, oficinas, grupos de estudo, produção textual e coletiva de artigos, realização de seminários, painéis, semanas acadêmicas, elaboração de material didático e visibilidade publicitária das ações nos espaços da UFSM instituições similares. O período previsto de realização do projeto é 01 de julho de 2020 a 31 de dezembro de 2022, podendo ser renovado até o limite institucional previsto para projetos de extensão na UFSM. Os recursos serão adequados ao tipo de atividade e disponibilidade financeira, quando da aprovação de edital específico, ou com recursos próprios de integrantes do Núcleo Hegemônicas. A avaliação do projeto será sistemática e permanente, produzidos os relatórios anuais e publicações decorrentes das ações desenvolvidas.

Financiamento:

NADIANNA ROSA MARQUESE-mail: nadiannamarques@gmail.com

Projeto: Fórum de Ações e Respostas a Mudanças Climáticas e Desastres

Resumo: A ocorrência de um desastre provoca acontecimentos sociais trágicos, impactando diretamente na coletividade dos que vivenciam. Pois os desastres “são caminhos sombrios que explicitam o processo problemático de dissociação de sociedades desorientadas e de instituições públicas letárgicas, propendo a estranhamento mútuos e a conflitos”. (p.102). O que Valencio explícita é a capacidade da máquina pública, diante de um desastre, que ao invés de promover o “alivio de pressões” sobre a população, promovendo a inserção social, convivência e dignidade, antagonicamente promove a opressão social, (re)produzindo indiferenças sociais, insensibilidades sociais, estigmatizarão e ódio sobre aqueles mais vulneráveis diante de um desastre. Assim define-se que desastres se revelam como eventos diruptivos da dinâmica social, pois em seu cotidiano não podemos ignorar que sua ocorrência frequente se encontra presente na vida daqueles que estão desamparados das ações de garantia de direitos e vivem em condições de risco e vulnerabilidade social, antes mesmo do desastre ocorrido. Esta é a mesma população a qual exige do Estado maiores respostas (mitigação), de ações eficientes, e processos de compreensão objetivas e subjetivas das perdas e danos causados em um desastre, permitindo uma maior restauração do sentindo de sobrevivência e daquilo que de fato possa promover uma condição de dignada as comunidades afetadas (VALENCIO, 2010 APUD QUARANTELLI, 2005). Diante do Cenário instaurado no Estado do RS, em virtude das chuvas intensas, a qual desencadeou um Desastre Meteorológico, A condição começou em 26 de abril de 2024, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ligado ao governo federal, emitiu um alerta de tempestades para o estado. Naquele dia, a previsão ainda era de chuvas em algumas regiões do estado. Mas o cenário foi se agravando ao longo dos dias. No Dia 04 de Maio de 2024 o Estado do RS, publicado o decreto nº 57.600 a qual reitera o Estado de calamidade pública no território do RS e apresenta os municípios afetados. Dentro os 265 municípios afetados, a cidade de Santa Maria está entre eles. O município de Santa Maria declarou o estado de calamidade pública, via decreto executivo n° 82 de 3 de maio de 2024, declaração conforme a codificação Brasileira de Desastres (COBRADE) sob o código 1.3.2.1.4 com validade de 180 dias em conformidade com a Portaria n° 260/2022 do Ministério de Desenvolvimento Regional. Desta forma o Fórum de Ações e Respostas a Mudanças Climáticas e Desastres, se constitui neste período conturbado em parceria com: Conselho Municipal de Assistência Social de Santa Maria RS, Núcleo de Assistentes Social de Santa Maria, Startup Hopeful, Programa de Pós Graduação em Serviço Social PUCRS, Programa de Pós Graduação em Ciência Política PUCRS, Núcleo de Estudo, Pesquisa em Saúde e Intersetor alidade da PUCRS, Curso de Graduação em Serviço Social e Departamento de serviço social da UFSM.  O Objetivo é promover um espaço permanente de discussão, fomento e capacitação de profissionais vinculados as políticas públicas que atuam diretamente a população atingida em situações de desastres, bem como fortalecer o elo espaço acadêmico e comunidade visando a educação em desastres, prevenção e mitigação.

Financiamento:

ROSANE JANCZURAE-mail: rosane.janczura@ufsm.br

Projeto:  BRINCANDO E APRENDENDO COM OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – FASE II

Resumo:  Ação educativa com objetivo geral difundir conhecimentos relativos aos direitos da criança e do adolescente que se encontram em atendimento nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários em instituições cadastradas no Programa MESA BRASIL/SESC-SM. Objetivos específicos – ampliar o conhecimento do ECA; estimular desenvolvimento de consciência crítica em relação aos direitos humanos; fortalecer os vínculos familiares e comunitários; proporcionar aos estudantes vivências de extensão; articular outras ações de interesse comum entre núcleo de pesquisa, SESC e entidades. Neste ano, o projeto ingressa na Fase II, que prevê oficinas somente para adolescentes. A metodologia consiste no SESC convidar às instituições cadastradas no Programa a aderir a esta ação, elaborar lista das instituições participantes e um cronograma mensal para a realização das oficinas nas instituições situadas nas regiões norte, sul, leste e oeste do município que fizeram adesão. As instituições designarão um espaço adequado para a realização das oficinas e os estudantes receberão um treinamento com objetivo de se trabalhar com aspectos referentes à proteção social de adolescente e ao funcionamento de cada instituição. Estas oficinas vão desenvolver atividades lúdicas e interativas – jogos, trilha do ECA, teatro, rodas de conversa, utilização de filmes e documentários. A cartilha será reorganizada e distribuída aos participantes, registro fotográfico, lista de presença e certificados aos estudantes estão previstas nesta etapa. A execução será de abril a dezembro de 2025, espera-se que a ação educativa contribua para a ampliação da base de conhecimento dos direitos da criança e adolescente, em especial, o acesso a estes direitos, com vista a garanti-los.

Financiamento:

 

TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS

 

 

FABIO JARDEL GAVIRAGHI

E-mail: fabio.gaviraghi@ufsm.br

Projeto: Serviço Social na educação: realidades, vivências e propostas

Resumo: Este projeto de extensão tem por objetivo contribuir com o processo de inserção dos assistentes sociais na política de educação, visando viabilizar o acesso e a permanência no direito à educação. O projeto será desenvolvido em municípios da 8ª Coordenadoria Regional de Educação. Serão realizadas ações de qualificação de acadêmicos/as de cursos da área de ciências sociais aplicadas, bem como de profissionais que atuam na área da educação, em especial assistentes sociais, coordenadores pedagógicos e gestores. As atividades serão realizadas entre os anos de 2024 e 2028. Entre os resultados esperados estão a formação de 100 acadêmicos/as do curso de Serviço Social e de profissionais do Serviço Social, bem como de profissionais de áreas afins que atuam na política de educação. Espera-se também contribuir na elaboração de 10 projetos pedagógicos, promover 10 ações de inclusão e permanência de alunos/as na escola, e construir conhecimento sobre a inserção dos assistentes sociais na política de educação.

Financiamento:

GUILHERME EMANUEL WEISS PINHEIRO

E-mail: guilherme.pinheiro@ufsm.br

Projeto: Práticas de educação permanente em saúde no contexto de comunidades remanescentes de quilombo

Resumo: O objetivo desse projeto de extensão é propor ações de educação permanente para promover o acesso integral à saúde para a população negra. Através de rodas de conversa serão coletadas as potencialidades e fragilidades que as equipes de saúde e as comunidades quilombolas de Restinga Seca apresentam frente a assistência de saúde dessa população. A partir das demandas elencadas, será construído um plano de ações que ocorrerão por oficinas com a equipe de saúde, visando auxiliar e qualificar a assistência baseada na Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População Negra. Com a utilização da metodologia da problematização, baseado nos Círculos de Cultura de Paulo Freire. Espera-se que as ações dos extensionistas consigam através de uma abordagem educativa com as equipes de saúde, que trabalham com as comunidades quilombolas, reduzir o racismo institucional, proporcionar uma melhor assistência de saúde à essa população e garantir ações que potencializem melhoria nas condições ambientais do território dos remanescentes de quilombos. 

Financiamento:

LILIANA SOARES FERREIRA

E-mail: anaililferreira@yahoo.com.br

Projeto: Pedagogia Histórico-Crítica e Ensino Fundamental – Anos Finais: escola, currículo e didática

Resumo: Seminário de caráter institucional, ofertado pelo Histedbr/UNICAMP, com a parceria das seguintes instituições: Universidade Estadual de Campinas; Universidade Federal de São Carlos; Universidade Federal do Oeste do Pará; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Universidade Federal de Santa Maria; IFC – Instituto Federal Catarinense – Camboriú e Concórdia; Universidade Federal do Tocantins; Universidade Federal de Rondônia; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Museu Pedagógico; Universidade do Estado de Santa Catarina. A ementa é a seguinte: Estudo das questões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica relacionadas ao Ensino Fundamental – Anos Finais, com ênfase na concepção marxista de ciência, método, conteúdo curricular e didática, na perspectiva de assegurar aos alunos do ensino fundamental, uma formação crítica comprometida com a transformação da sociedade da exploração e miséria humana e a construção de relações igualitárias (numa sociedade desigual), solidárias (quando estamos rodeados pelo egoísmo) e colaborativas (num mundo competitivo). O desenvolvimento do curso combina leituras realizadas à distância, seguidas de exposição do professor convidado, juntamente com um debate via bate papo; As aulas acontecem nas quartas-feiras, das 14h-17h.

Financiamento:

JAIRO DA LUZ OLIVEIRA

E-mail: jairooliveira.ufsm@gmail.com

Projeto: Põe na Roda VIDAS TRANS

Resumo: Este projeto de extenão busca garantir junto a população trans um local de diálogo e de informaçõe sobre a vida cotidina da população trans no espaço universitário. Este projeto de extensão está vinculado ao Setor de Apoio Pedagógico do Centro de Ciencias Sociais e Humanas, da Universidade Federal de Santa Maria. O setor de apoio pedagógico é fundamental em instituições educacionais para oferecer suporte aos professores e alunos. Geralmente, esse setor é responsável por desenvolver estratégias de ensino, fornecer materiais educacionais, coordenar programas de tutoria, orientar sobre questões de aprendizagem e comportamento, além de promover o desenvolvimento profissional dos educadores. O setor de Apoio Pedagógico desempenha um papel crucial na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, garantindo assessoria técnica a Direção do Centro do CCSH, bem como atender as necessidades individuais das coordenações de curso, professores e dos estudantes sejam atendidas e que haja um ambiente educacional inclusivo e de apoio. Entendemos que este setor é importante pois compreendemos que a população trans, também conhecida como pessoas transgênero, é um grupo diverso de indivíduos cuja identidade de gênero difere daquele atribuído a eles no nascimento que merece toda a atenção deste setor e da universidade como um todo. Metodologia: através de uma roda de conversa quinzanal no espaço universitário, serão debatidos os seguintes temas: Identidade de Gênero, Variedade de Experiências, Transição de Gênero, Discriminação e Estigma, Saúde Mental e Bem-Estar, Legislação e Direitos, Comunidades e Apoio, entre outras. Pessoas transgênero podem identificar-se como homem, mulher, ambos, nenhum ou qualquer outra identidade de gênero fora do binário tradicional de homem e mulher. A identidade de gênero é uma experiência. Esta atividade quinzenal será coordenada por um assistente social, duas acadêmicas de serviço social, além das técnicas administrativas todas vinculadas ao setor. O trabalho iniciará no mês de abril de 2024. Com este projeto de extensão buscaremos ampliar o debate sobre o tema população trans no meio acadêmico buscando desmistificar preconceitos, criar estratégias de saúde, bem como garantir equidade e justiça social na relação direta desta população acadêmica de forma ampla.

Financiamento: