Ir para o conteúdo Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades Uni e Multiprofissional Ir para o menu Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades Uni e Multiprofissional Ir para a busca no site Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades Uni e Multiprofissional Ir para o rodapé Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades Uni e Multiprofissional
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Plano de Estudos

Descrição

Para abrir o processo de solicitação de defesa de MDT (ao final do curso), é necessário que o(a) residente esteja com seu plano de estudos devidamente cumprido. Esta é uma responsabilidade de todo aluno de pós-graduação. Além disso, é importante que o aluno saiba que, uma vez aberto o processo de defesa de MDT, não é mais permitido alterar o plano de estudos.

Quando fazer o Plano de Estudos? Após a definição de orientadores e após o término da disciplina de Metodologia da Pesquisa, os R1 já terão as informações necessárias: orientador, título (pode ser o provisório) do TCR e tipo de MDT (artigo ou monografia)

Abaixo disponibilizamos o passo a passo para a realização do Plano de Estudos.  Ver o quadro de disciplinas no final da página.

 

PASSOS PARA PREENCHIMENTO DO PLANO DE ESTUDOS

PASSO 1

Deve-se acessar o Portal Estudantil da UFSM (https://portal.ufsm.br/estudantil) com o respectivo número de matrícula e senha.

Depois, clicar no menu Pós-Graduação, submenu Plano de Estudos.

Será aberta a tela, na qual constam seus dados. Os campos a serem preenchidos nessa tela são referentes às informações sobre o seu Trabalho de Conclusão de Residência (TCR): Título da MDT, orientador e Tipo de MDT

Nos itens “Área de Concentração” e “Linha de Pesquisa” deixar sempre “NÃO POSSUI”. O campo “Língua Estrangeira” não é necessário preencher.

 

PASSO 2

A página de Disciplinas Externas (Aproveitamento) deve ser ignorada e clicando-se em PRÓXIMO.

 

PASSO 3: Seleção de Disciplinas do Plano de Estudos

Nessa etapa, o(a) residente seleciona TODAS as disciplinas do 1° e do 2° ano do Respectivo Programa de Residência que cursa (quadro de disciplinas no fim da página).

O(A) residente deve abrir as guias relativas a cada agrupamento e então selecionar as disciplinas que já cursou no 1° ano e que cursa/cursará no 2° ano.

O sistema informa automaticamente no quadro Disciplinas do Plano de Estudos quais disciplinas foram selecionadas, a soma dos créditos por grupo, além da soma total de créditos. Enquanto a soma total de créditos selecionados não atingir o mínimo necessário para conclusão do curso, esta informação será exibida na cor LARANJA. Quando a soma dos créditos for igual ou superior ao mínimo exigido, a informação será exibida na cor VERDE.

O(A) residente deve conferir se o total de créditos exigidos equivale ao calculado no sistema. Após, concluída a seleção de disciplinas, o(a) residente deve clicar no botão PRÓXIMO.

 

PASSO 4 – Confirmação do Plano de Estudos

Na tela seguinte de “Confirmação do Plano de Estudos”, basta conferir se todos os dados foram corretamente informados. Caso seja necessário realizar ajustes, deve-se clicar no botão voltar para que se retorne à tela anterior. Não havendo necessidade de ajustes, o(a) discente deve clicar no botão CONFIRMAR. Uma nova tela é apresentada confirmando o cadastro do plano de estudos e o envio para o(a) orientador(a)

Alteração do Plano de Estudos – Caso o residente queira alterar seu plano de estudos futuramente, ele(a) poderá fazê-lo. Basta abrir o plano de estudos (uma vez acessado o Portal Discente) e clicar no botão ALTERAR. Essa função só estará habilitada após a solicitação de alteração ser aprovada pelo(a) orientador(a) e pela coordenação.

Após esse fluxo, informar ao(a) seu(sua) orientador(a) para que avalie e aprove o plano no Portal Docente.