Ir para o conteúdo Técnico em Agricultura de Precisão Ir para o menu Técnico em Agricultura de Precisão Ir para a busca no site Técnico em Agricultura de Precisão Ir para o rodapé Técnico em Agricultura de Precisão
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Primeira turma do Curso Técnico em Agricultura de Precisão do Politécnico colou grau na última semana



Formandos do Curso Técnico em Agricultura de Precisão ao final da cerimônia (Foto: Angelita Freitas)

Ocorreu no último sábado (06/05), às 19h, no Auditório do Colégio Politécnico a cerimônia de formatura da Primeira Turma do Curso Técnico em Agricultura de Precisão do Colégio Politécnico. Participaram da cerimônia 10 formandos e outros 5 receberam o título na formatura de gabinete, totalizando os primeiros 15 profissionais com essa formação no Brasil – já que o curso, iniciado no Colégio Politécnico em 2020, é o primeiro no país.

O prof. Luciano Zucuni Pes, coordenador do curso, destacou o momento singular: “Estamos entregando os primeiros profissionais para o mercado de trabalho. No total são 15 alunos do ingresso de 2020, que tiveram uma semana de aula e logo depois começou a pandemia. Então, é uma turma que além de estar em um curso totalmente novo, precisou enfrentar todo esse período de aulas online. Para nós é uma alegria, conseguimos vencer primeiro uma batalha de criar um curso inovador, que é o único no Brasil.” Conforme relembra o professor, não havia modelos para o curso quando da sua criação e, por essa razão, foi necessário articulá-lo com o mercado de trabalho e empresas do ramo, que contribuíram muito para estabelecer o perfil profissional do regresso. Pes relembra ainda que o curso foi criado com base nas demandas da comunidade.“Tradicionalmente a agricultura era trabalhada de uma forma e hoje o que nós enxergamos é uma revolução tecnológica. Então, toda a parte de automação que existe na indústria, por exemplo, vemos chegar na agricultura e por causa dessa revolução, precisa de profissionais focados para trabalhar com tecnologias.” O coordenador também destaca a satisfação de observar os alunos inseridos no mercado de trabalho e trilhando diferentes rumos a partir do aprendizado no curso.

Um dos formandos, Alisson Cella, destaca a alegria do momento: “Foi um prazer enorme fazer parte dessa trajetória dentro do Colégio Politécnico e já estar aplicando os conhecimentos dentro da propriedade dos meus pais. Agradeço aos professores que nos proporcionam a satisfação de levar tecnologias ao pequeno produtor, melhores formas de trabalho, agricultura sustentável e mais econômica.”

O paraninfo da turma, professor Marcelo Silveira de Farias, comentou o pioneirismo do curso que possibilitou o grande desenvolvimento dos estudantes. Destacou que, juntamente com a Pró-reitora de Inovação (Proinova) são realizadas ações como a incubação de empresas criadas pelos alunos do curso. A exemplo desse aspecto, comentou a participação, na semana passada, do evento de inovação e empreendedorismo Ideathon com estudantes do Politécnico e o sucesso da equipe formada por alunos do Curso Técnico em Agricultura de Precisão (confira a notícia no sítio do Politécnico).

Além deste evento, ao longo dos últimos dois anos o curso tem recebido destaque em diversos eventos, publicações e atividades de pesquisa e extensão. Esse destaque recebeu a atenção dos meios de comunicação e, juntamente com o projeto Advanced Farm 360°, foi tema de uma reportagem do Programa Globo Rural da Rede Globo, com exibição em breve.

O magnífico Reitor da UFSM, professor Luciano Schuch comentou em seu discurso o quanto o Colégio Politécnico tem se destacado por seus projetos e pela inovação e pioneirismo em seus cursos. Destacou a importância da proximidade com o mundo do trabalho e com a comunidade, que tem sido desenvolvida pelo Colégio e, em especial pelo Curso Técnico em Agricultura de Precisão. Estavam presentes também no momento solene a Diretora do Colégio Politécnico, professora Marta Von Ende; o Coordenador da Coordenadoria da Educação Básica, Técnica e Tecnológica da UFSM, professor Marcelo Freitas da Silva; o paraninfo professor Marcelo Silveira de Farias, professores homenageados e demais servidores do Colégio, bem como familiares e convidados dos formandos.

Para saber mais

Para obter maiores informações sobre o curso, sua área de atuação e formas de ingresso, acesse o sítio do Curso Técnico em Agricultura de Precisão e o Instagram do Projeto de desenvolvimento institucional Advanced Farm 360.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-761-225

Publicações Recentes