Ocorreu no último sábado (06/05), às 19h, no Auditório do Colégio Politécnico a cerimônia de formatura da Primeira Turma do Curso Técnico em Agricultura de Precisão do Colégio Politécnico. Participaram da cerimônia 10 formandos e outros 5 receberam o título na formatura de gabinete, totalizando os primeiros 15 profissionais com essa formação no Brasil – já que o curso, iniciado no Colégio Politécnico em 2020, é o primeiro no país.
O prof. Luciano Zucuni Pes, coordenador do curso, destacou o momento singular: “Estamos entregando os primeiros profissionais para o mercado de trabalho. No total são 15 alunos do ingresso de 2020, que tiveram uma semana de aula e logo depois começou a pandemia. Então, é uma turma que além de estar em um curso totalmente novo, precisou enfrentar todo esse período de aulas online. Para nós é uma alegria, conseguimos vencer primeiro uma batalha de criar um curso inovador, que é o único no Brasil.” Conforme relembra o professor, não havia modelos para o curso quando da sua criação e, por essa razão, foi necessário articulá-lo com o mercado de trabalho e empresas do ramo, que contribuíram muito para estabelecer o perfil profissional do regresso. Pes relembra ainda que o curso foi criado com base nas demandas da comunidade.“Tradicionalmente a agricultura era trabalhada de uma forma e hoje o que nós enxergamos é uma revolução tecnológica. Então, toda a parte de automação que existe na indústria, por exemplo, vemos chegar na agricultura e por causa dessa revolução, precisa de profissionais focados para trabalhar com tecnologias.” O coordenador também destaca a satisfação de observar os alunos inseridos no mercado de trabalho e trilhando diferentes rumos a partir do aprendizado no curso.
Um dos formandos, Alisson Cella, destaca a alegria do momento: “Foi um prazer enorme fazer parte dessa trajetória dentro do Colégio Politécnico e já estar aplicando os conhecimentos dentro da propriedade dos meus pais. Agradeço aos professores que nos proporcionam a satisfação de levar tecnologias ao pequeno produtor, melhores formas de trabalho, agricultura sustentável e mais econômica.”
O paraninfo da turma, professor Marcelo Silveira de Farias, comentou o pioneirismo do curso que possibilitou o grande desenvolvimento dos estudantes. Destacou que, juntamente com a Pró-reitora de Inovação (Proinova) são realizadas ações como a incubação de empresas criadas pelos alunos do curso. A exemplo desse aspecto, comentou a participação, na semana passada, do evento de inovação e empreendedorismo Ideathon com estudantes do Politécnico e o sucesso da equipe formada por alunos do Curso Técnico em Agricultura de Precisão (confira a notícia no sítio do Politécnico).
Além deste evento, ao longo dos últimos dois anos o curso tem recebido destaque em diversos eventos, publicações e atividades de pesquisa e extensão. Esse destaque recebeu a atenção dos meios de comunicação e, juntamente com o projeto Advanced Farm 360°, foi tema de uma reportagem do Programa Globo Rural da Rede Globo, com exibição em breve.
O magnífico Reitor da UFSM, professor Luciano Schuch comentou em seu discurso o quanto o Colégio Politécnico tem se destacado por seus projetos e pela inovação e pioneirismo em seus cursos. Destacou a importância da proximidade com o mundo do trabalho e com a comunidade, que tem sido desenvolvida pelo Colégio e, em especial pelo Curso Técnico em Agricultura de Precisão. Estavam presentes também no momento solene a Diretora do Colégio Politécnico, professora Marta Von Ende; o Coordenador da Coordenadoria da Educação Básica, Técnica e Tecnológica da UFSM, professor Marcelo Freitas da Silva; o paraninfo professor Marcelo Silveira de Farias, professores homenageados e demais servidores do Colégio, bem como familiares e convidados dos formandos.
Para saber mais
Para obter maiores informações sobre o curso, sua área de atuação e formas de ingresso, acesse o sítio do Curso Técnico em Agricultura de Precisão e o Instagram do Projeto de desenvolvimento institucional Advanced Farm 360.