Ir para o conteúdo Técnico em Agricultura Ir para o menu Técnico em Agricultura Ir para a busca no site Técnico em Agricultura Ir para o rodapé Técnico em Agricultura
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Técnico em Agricultura realiza viagem de estudos para a Fronteira oeste do RS



Nos dias 09 e 10 de dezembro de 2022, alunos e professores do curso Técnico em Agricultura do Colégio Politécnico da UFSM realizaram uma viagem de estudos para a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A primeira visita se deu na fronteira entre Brasil e Uruguai (Santana do Livramento e Rivera), oportunidade na qual conhecemos a produção de hortaliças orgânicas, pecuária de corte e ovinocultura. Nesta visita (foto 01), o Sr. Claudio Espalter, sua esposa Rosane Fernandes e o colaborador Adalberto nos mostraram todas as atividades da propriedade, começando pela produção de hortifrúti orgânicos, manejo do capim caninha para pastejo dos animais e manejo do rebanho bovino e ovino. A horta da família ainda não está registrada como orgânica, pois o adubo utilizado é oriundo dos animais da propriedade, criados na maneira convencional. O técnico Leonardo Guimarães, da Emater de Santana do Livramento é o responsável pela assistência técnica da propriedade e foi através dele que agendamos essa excelente visita.

Na tarde do dia 09/12, a visita foi ao Vinhedo da família Anversa em Quaraí (foto 02). Sr Ítalo Anversa, patriarca da família, começou com o cultivo de uvas finas em 1991, em um primeiro momento a produção era destinada para a vinícola Almadén e, há muitos anos, toda a produção é enviada para vinícolas da Serra Gaúcha. Com a aposentadoria do Sr Ítalo, seu filho Evandro Anversa assumiu a propriedade e trabalha com a mesma dedicação de seu pai. Hoje, a propriedade conta com 33 hectares cultivados com uvas finas e consegue entregar um produto de primeira qualidade para as vinícolas parceiras. Na visita técnica, Evandro nos mostrou todo o manejo da propriedade, sempre enfatizando que o clima da região e o manejo adotado nos parreirais da família são primordiais para a produção de uvas de excelente qualidade.

No segundo dia de viagem, o foco principal foi a produção de grãos. A primeira visita da manhã foi realizada na Fazenda Águas Claras, situada na BR 472 em Uruguaiana. Nesta fazenda, visitamos áreas cultivadas com Soja (foto 03) e Milho (foto 04) em sulcos reduzidos. Este sistema adotado pela propriedade é oriundo de anos de práticas, pois esta fazenda foi uma das pioneiras no cultivo de arroz irrigado por pivô central e sempre busca alternativas para irrigação com baixo consumo de água.

Às 9:30 horas a visita foi na Aviação Arenhart. Nosso grupo foi recebido no hangar da empresa (foto 05), onde a sócia proprietária e Engenheira Agrônoma Silvia Figueredo apresentou a história e os principais serviços prestados pela sua equipe. Após esta apresentação, conhecemos todos os equipamentos e a forma de trabalho da equipe de terra, área destinada a limpeza e descontaminação das aeronaves, sistemas de aplicação de produtos sólidos e líquidos e por último uma demonstração de uma pulverização, oportunidade na qual um dos pilotos da empresa, a bordo de um avião Ipanema, simulou uma aplicação área (fotos 06 e 07).

Para finalizar os trabalhos, visitamos a estação experimental do Irga em Uruguaiana (foto 08), onde o Engenheiro Agrônomo Cleiton Ramão apresentou o experimento cultivado com soja e arroz irrigado por pivô central em área escarificada e não escarificada e que, no inverno, são implantadas pastagens para avaliação de ganho de peso dos animais, em uma integração lavoura/pecuária. Como testemunha (tratamento não irrigado) são utilizadas as parcelas que tangenciam o pivô central e para cultura do arroz é cultivada uma área por irrigação por sulco (sistema tradicional).

Para finalizar, gostaríamos de deixar um agradecimento especial a todas as pessoas envolvidas na realização desta viagem.

Participaram desta viagem os seguintes professores/estudantes:

Adão Leonel Mello CorciniProfessor
Renato TrevisanProfessor
Tatiana Tasquetto FiorinProfessora
Adilson HitzTéc em Agricultura
ANDRÉIA BUZATTI MENDESTéc em Agricultura
ARIEL FALCONE CARVALHOTéc em Agricultura
BRUNO ARRUDA TREVISANTéc em Agricultura
DÉBORA ROBERTA BANKOW STAHLTéc em Agricultura
GIOVANNA FOLGIARINI DARÓSTéc em Agricultura
GUSTAVO MORO BORTOLUZZITéc em Agricultura
IVÃN MENEZES RIBEIROTéc em Agricultura
JAIRO ANVERSA POZZOBONTéc em Agricultura
JAISON ROSA VARGASTéc em Agricultura
LETICIA SIQUEIRA POSSERTéc em Agricultura
LUCIANO ZIEBELL GABBITéc em Agricultura
PATRÍCIA SILVEIRA CEZARTéc em Agricultura
SANDRO FELIX SOARESTéc em Agricultura
SHAIANA SOARES DA SILVATéc em Agricultura
TATIELE NUNESTéc em Agricultura
Fabiane Panno MelloTéc em Agropecuária
Gabriela Severo SabinTéc em Agropecuária
Laura Pinheiro PessamiglioTéc em Agropecuária
Marcos Da Rosa TonettoTéc em Agropecuária
Mateus Cereta de MoraesTéc em Agropecuária
Nina Geovana dos Santos AlmeidaTéc em Agropecuária
Rodrigo da Rosa BeckerTéc em Fruticultura
Laura da Silva CamargoTéc em Zootecnia
Foto O1: Propriedade de Claudio Espalter e sua esposa Rosane Fernandes – Fronteira entre Santana do Livramento/RS e Rivera/Uruguai.
Foto O2: Vinhedo da Família Anversa – Quaraí/RS
Foto O3: Soja irrigado por sulcos – Fazenda Águas Claras, Uruguaiana/RS
Foto O4: Milho irrigado por sulcos – Fazenda Águas Claras, Uruguaiana/RS
Foto O5: Hangar da Aviação Arenhart – Uruguaiana/RS
Foto O6: Demosntração de pulverização (somente água) Aviação Arenhart – Uruguaiana/RS
Foto O7: Aviação Arenhart – Uruguaiana/RS (Avião somente com água por ser demonstração para alunos)
Foto O8: Estação experimenta do IRGA, experimento com soja e arroz irrigados por pivô central – Uruguaiana/RS
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-574-251

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes