O Colégio Politécnico da UFSM, na sua história de mais de 60 anos, tem se consolidado como uma instituição de referência na formação de profissionais nas áreas de atuação voltadas ao desenvolvimento regional, em sua zona de abrangência geoeducacional.
No início da década de 2000, expandindo suas atividades para as áreas de Tecnologia da Informação e Gestão, o Colégio Politécnico, com o apoio de docentes do Centro de Ciências Rurais da UFSM, iniciou sua jornada de formação profissional na área de Geomática. Os avanços tecnológicos observados nos anos seguintes trouxeram maior demanda por profissionais com habilidades para produção, gerenciamento e manipulação de dados geoespaciais-territoriais por meios digitais, consoantes às inovações tecnológicas e informacionais, que se tornaram cotidianas na sociedade da época e dos dias atuais.
A expansão do Politécnico a partir de 2008 com a oferta de cursos de graduação, avançou e evoluiu a formação na área de Geomática para o Ensino Superior, com o Curso Superior em Tecnologia de Geoprocessamento. Também em 2008, o Curso Técnico em Geomática passou a denominar-se Curso Técnico em Geoprocessamento, adequando-se à terminologia usada pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Nos anos seguintes, em 2010 foi criado o Programa de Pós-Graduação em Agricultura de Precisão (PPGAP) em nível de Mestrado Profissional. Mais adiante, em 2016, a Especialização em Geomática foi incorporada à formação acadêmica em nível de pós-graduação.
O Curso Técnico em Agrimensura do Colégio Politécnico surge neste contexto acadêmico e institucional para integrar itinerários formativos nos Eixos Tecnológicos de Infraestrutura e de Recursos Naturais, oferecendo perspectivas de evoluir competências profissionais em nível de graduação e pós-graduação, inclusive em outras Unidades de Ensino afins da UFSM. O curso Técnico em Agrimensura teve sua aprovação de criação no Conselho Diretor do Colégio Politécnico em 18/09/2023, na 7ª Sessão do Conselho; aprovação no CEPE na 989ª sessão em 22/09/2023 e aprovação no Conselho Universitário na 865ª sessão em 29/09/2023. O curso Técnico em Geoprocessamento deixou de ser ofertando, passando o Técnico em Agrimensura ter oferta regular a partir de 2024.