Ir para o conteúdo Eletrotécnica Ir para o menu Eletrotécnica Ir para a busca no site Eletrotécnica Ir para o rodapé Eletrotécnica
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Apresentação

O curso de Técnico em Eletrotécnica está localizado em Campus Camobi – UFSM na modalidade Técnico – Presencial sendo Noturno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como ELETROTÉCNICA. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de ADRIANO PERES DE MORAIS e a coordenação substituta de MATEUS FELZKE SCHONARDIE.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 5 o número de períodos indicados para sua conclusão.

e reconhecido pelas Resoluções CNE/CEB n. 04/99 e n. 01/05 e Parecer n. 036/10, de 10.12.2010, do CEPE/UFSM

Descrição

O Técnico em Eletrotécnica é o profissional que planeja e executa a instalação, manutenção de equipamentos industriais, observando normas técnicas e de segurança. Projeta e instala sistemas de controle e acionamento elétrico. Propõe o uso eficiente da energia elétrica.

O Técnico em Eletrotécnica é o profissional que poderá planejar, executar e avaliar a implementação de projetos e a manutenção de sistemas de Elétricos de operação de máquinas elétricas, distribuição de energia elétrica, sistemas de potência, instalações elétricas residenciais, prediais e industriais, controle de automação, dentre outros.

Prestar assistência técnica, desenvolver, implantar e manter sistemas de produção automatizados, envolvendo controles numéricos, controladores lógicos programáveis e controladores eletroeletrônicos em geral.

Perfil do Egresso

Perfil Profissional de Conclusão

Projetar, instalar, operar e manter elementos do sistema elétrico de potência; elaborar e desenvolver projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações; planejar e executar instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas; aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas; projetar e instalar sistemas de acionamentos elétricos e sistemas de automação industrial; executar procedimentos de controle de qualidade e gestão.

Campo de Atuação

Empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas elétricos; grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos; laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção; indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos; concessionárias e prestadores de serviços de telecomunicações; indústrias de transformação e extração em geral.

Galeria de Imagens
Outras Informações: