INGRESSO
O ingresso no curso pode ocorrer através de:
Ingresso principal, que garante a possibilidade de acesso a todos os módulos e ao título de técnico, o qual se dará mediante processo de seleção, constituído de prova escrita, cujas normas, prazos, programas, critérios de classificação e desempate, condições para matrícula e demais informações são publicados em edital.
- É condição para essa forma de ingresso no curso, que os candidatos tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente.
Ingresso de Portador de Diploma, para estudantes diplomados em Instituições de Ensino público ou privado, garante a possibilidade de acesso a todos os módulos e ao título de técnico.
-
Neste caso, será determinado em edital o número de vagas, os requisitos necessários e outras condições, quando for o caso, observadas as normas vigentes no Colégio Politécnico da UFSM.
TRANSFERÊNCIA
As transferências estarão condicionadas à existência de vaga, à compatibilidade curricular e demais critérios constantes nas normas vigentes no Colégio Politécnico da UFSM. As transferências podem ocorrer de dois modos:
-
Transferência Interna: troca de curso de estudante do Colégio Politécnico da UFSM, regularmente matriculado, para curso afim ou similar ao de origem;
-
Transferência Externa: transferência de estudante de outra Instituição de Ensino, regularmente matriculado ou com trancamento de matrícula, em curso idêntico, afim ou similar.
REINGRESSO
O reingresso é a possibilidade de o estudante retornar ao curso a fim de concluí-lo, ou cursar outros módulos qualificadores. Pode ocorrer de duas maneiras:
- Reingresso: retorno de ex-estudante do Colégio Politécnico da UFSM para o curso que abandonou;
- Reingresso com Transferência Interna: retorno de ex-estudante do Colégio Politécnico da UFSM, que abandonou o curso e solicita reingresso em curso afim ou similar do Colégio Politécnico da UFSM;
O reingresso de estudantes obedece às normas vigentes no Colégio Politécnico da UFSM.