Metodologias ativas na Educação Especial/Inclusiva
Ana Cláudia Oliveira Pavão e Sílvia Maria de Oliveira Pavão (organizadoras)

“A obra “Metodologias Ativas na Educação” apresenta experiências de práticas de ensino envolvendo metodologias ativas de aprendizagem, cujo intuito principal é auxiliar professores que atuam em Escolas Inclusivas e Sala de Recursos Multifuncionais. Nesse sentido, entende-se por Metodologias Ativas as “(…) estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível e interligada” (BACICH e MORAN,2018, p. 32).”
Trecho retirado de Prefácio.

“A obra “Metodologias Ativas na Educação” apresenta experiências de práticas de ensino envolvendo metodologias ativas de aprendizagem, cujo intuito principal é auxiliar professores que atuam em Escolas Inclusivas e Sala de Recursos Multifuncionais. Nesse sentido, entende-se por Metodologias Ativas as “(…) estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível e interligada” (BACICH e MORAN,2018, p. 32).”
Trecho retirado de Prefácio.
Acesso à obra
Publicação:
2021 / 1ª edição
ISBN: 978-65-5773-028-7
Referência:
PAVÃO, Ana Cláudia Oliveira; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira (Org.). Metodologias ativas na educação especial/inclusiva. Santa Maria/RS: FACOS-UFSM, 2021. 410 p. (Recurso eletrônico)
- Autores;
- Sumário;
- Prefácio;
Artigos:
- Metodologias ativas na educação inclusiva: diálogo entre os conceitos de compensação e plasticidade cerebral;
- Atendimento Educacional Especializado e os Núcleos de Acessibilidade no Ensino Superior das Universidades Federais;
- Metodologias ativas em apoio à aprendizagem de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em tempos de pandemia;
- Cultura maker no Atendimento Educacional Especializado;
- Família e escola: contextos sociais necessários para uma educação ativa;
- As metodologias ativas para promoção do ensino de ciências: o lúdico como metodologia de ensino;
- Dislexia: reflexões sobre o uso de metodologias ativas;
- Movimentos instituintes na escola: uma experiência com o cinema e a audiodescrição na educação inclusiva;
- A operacionalização do modelo de atendimento à diversidade (MAD) no atendimento a alunos com dislexia;
- Metodologias ativas: um avanço significativo nos processos educacionais e a preocupação de um modismo diante do desconhecido;
- Músicas infantis como metodologia ativa para o aprendizado da libras por crianças ouvintes;
- Monitorização-combase-no-currículo: tomada de decisão sobre o progresso na aprendizagem da leitura Ana Paula;
- As “folhinhas” e a pseudoinclusão: as metodologias ativas como promotoras de adaptações curriculares inclusivas;
- O enriquecimento curricular para toda a escola: um olhar a partir das metodologias ativas;
- Revisitando as potencialidades das metodologias ativas, vivenciadas no curso de educação especial na modalidade a distância;
- Metodologias ativas aplicadas aos estudos de um grupo de pesquisa: tecendo relações entre teoria e prática;
- Atuação dos tradutores intérpretes e a integração das metodologias ativas no ensino superior;
- Metodologias ativas no atípico período da pandemia: necessidades e possibilidades no âmago do ensino remoto;
- A utilização de aplicativo para alfabetização como estímulo à aprendizagem de alunos com deficiência intelectual na educação infantil;
- Sala de aula invertida: uso do Google Classroom em uma disciplina de artes.
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