Ir para o conteúdo FACOS-UFSM Ir para o menu FACOS-UFSM Ir para a busca no site FACOS-UFSM Ir para o rodapé FACOS-UFSM

Os casos excluídos da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva

Os casos excluídos da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva

Ana Cláudia Oliveira Pavão e Sílvia Maria de Oliveira Pavão (organizadoras)
Os casos excluídos da política nacional de educação
especial na perspectiva da educação inclusiva

A obra tem como objetivo discutir os temas atinentes às áreas de estudo da Educação Especial que não foram contempladas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), nos diferentes níveis de ensino no âmbito nacional. Como consequência dessa política, uma série de ações colocadas em prática, permanecem modificando o cenário educacional brasileiro. Os recursos públicos, destinados à execução das ações, desde a tradução e operacionalização dos programas do Governo Federal aos serviços educacionais, levam à discussão que se amplia e não é finita. A exclusão de temas, a que se refere a presente obra, está invariavelmente associada ao público alvo, cuja política, definiu como os alunos com características e necessidade muito específicas de aprendizagem. Dessa forma, uma gama ampla de outras características de aprendizagem, ficaram a descoberto. Nesse contexto, mesmo tendo passados dez anos da publicação da Política, a obra apresentada discute temas que ousam disputar com as políticas inclusivas um espaço de escuta, ganhando sonoridade, em meio a um cenário de muitos silenciamentos.

Os casos excluídos da política nacional de educação
especial na perspectiva da educação inclusiva