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Temas Socioambientais em Relações Públicas

Temas Socioambientais em Relações Públicas

Jones Machado e Rafael Foletto (organizadores)

Temas Socioambientais em Relações Públicas

Não é mais uma opção! Infelizmente, o Estado não dá conta de seus deveres de garantir - entre outros - saúde, educação, bem-estar social, saneamento básico, desenvolvimento cultural e socioeconômico a todos e todas. Por isso,cabe também às organizações fazerem frente às questões socioambientais. E mais do que serem reativas diante do risco de falta de matéria- rima, por exemplo, é terem a responsabilidade como valor, atitude e compromisso, não apenas sendo responsável guiada por interesses financeiros como também oferecer um ambiente de trabalho salubre às pessoas, promover a equidade de gênero, a inclusão e a integração de pessoas com deficiência, pessoas transgêneras e pessoas negras em seus quadros, transformar positivamente a realidade das comunidades em que estiverem inseridas e preservar a biodiversidade. Esses são alguns exemplos dos inúmeros temas socioambientais que ainda carecem de atenção e ação pelas organizações e também de debate em sociedade, tendo em vista que é preciso consciência, comprometimento e altruísmo para tratá-los de forma ética, sem negligenciá-los ou transformá-los em meras estratégias mercadológicas. Isso por que ainda hoje vemos discursos e práticas organizacionais ligadas à responsabilidade socioambiental artificiais,incoerentes ou meramente comerciais. Nesse sentido, as Relações Públicas possuem papel preponderante no processo, uma vez que visam gerir e aprimorar os relacionamentos organizacionais na direção da sustentabilidade da organização - para que esta continue a produzir, empregar e desenvolver uma comunidade, uma região ou um país - mas também no sentido de promover o desenvolvimento social, a redução das desigualdades e da criminalidade, a preservação dos recursos naturais. Na teoria, as Relações Públicas são consideradas um apoio ao subsistema de responsabilidade social (KUNSCH, 2003). Segundo Kunsch (2003), as Relações Públicas têm uma função social e contribuem para que as organizações exerçam o seu papel na construção da cidadania, por meio de parcerias com o poder público e o terceiro setor. Em suma, as Relações Públicas tratam-se também de uma instância proativa de aconselhamento dos gestores,para além da preocupação com a imagem e a reputação, com vistas a considerar o entorno como parte vital da organização e de promover mudanças pragmáticas rumo à mudança de mentalidade e uma “virada de chave”, que não priorize os mesmos modelos gerenciais e de negócios com práticas voltadas apenas para o lucro.
Foletto, Rafael
Machado, Jones
Sartori, Ana Teodora Gomes
Ferreira, Ana Valentina Binotto
Vogt, Carina Corazza
Andrades, Eloisa Brisolla
Ribeiro, Fernanda Lopes
Pinheiro, Geísa De Borba
Giroto, Jéssica Pedrolli
Pereira, Kevllin Naiara
Rosa, Luiza Beatriz Do Nascimento
Moreira, Luisa Carmanin Ramos
Zart, Luiza Genehr
Ferreira, Luma Pacheco
Seger, Nátali Kleinert
Ribeiro, Nívia Barbosa
Luiz, Ravena Rocha
Sampaio, Shelley Brisola
Januário, Tainá Renata
Trindade, Taís Priscila Cruz
Publicação
Ano
2023
ISBN
9786500626933
Licença
Acesso Aberto;
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International;
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Grande área
ciencias sociais aplicadas
Área
comunicacao