Ir para o conteúdo LabFala Ir para o menu LabFala Ir para a busca no site LabFala Ir para o rodapé LabFala
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

1º Workshop Ultrassonografia e Estudos da Fala



Os Laboratórios LELO (UFPel) e FONAPLI (UFSC) organizaram o 1º Workshop Ultrassonografia e Estudos da Fala, que ocorreu nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2017.
1º WUSEF ocorreu em novembro na UFSC. O evento reuniu investigadores que desenvolvem pesquisas sobre a linguagem típica e atípica, que empregam o ultrassom, associado ou não a outras tecnologias, a fim de melhor compreender o funcionamento e o processamento da fala.
Alan Wrench, da Queen Margaret University, realizou palestra e curso avançado sobre o software  Articulate Assistant Advanced (AAA), programa de computador por ele concebido e empregado em diferentes núcleos de pesquisa. O evento visou a reunir linguistas, professores de línguas estrangeiras e fonoaudiólogos. Eleonora Albano (UNICAMP), Marcia Keske-Soares (UFSM), Helena Bolli Mota (UFSM) e Larissa Berti (UNESP) estavam presentes e participaram das mesas redondas programadas.
 
O grupo de pesquisa do LabFala foi representado pela Prof Dra Marcia Keske-Soares e pela Mestranda Letícia Bitencourt Uberti que levaram trabalhos desenvolvidos pelo laboratório.
 
Trabalhos apresentados no I WUSEF:
“Ultrassonografia dos movimentos de língua de [ɾ] tap em crianças atípicas.” 
Isadora Mayer Rosado, Luciana da Silva Barberena, Denis Altieri de Oliveira Moraes, Larissa Cristina Berti, Marcia Keske-Soares
 
“Caracterização por idades dos movimentos de língua na ultrassonografia de crianças típicas e atípicas.”
Letícia Bitencourt Uberti, Luciana da Silva Barberena, Denis Altieri de Oliveira Moraes, Larissa Cristina Berti, Marcia Keske-Soares
 
 
“Aplicação prática da Ultrassonografia dos movimentos de língua através da análise qualitativa e quantitativa.”
Caroline Rodrigues Portalete, Denis Altieri de Oliveira Moraes, Marcia Keske-Soares, Karina Carlesso Pagliarin
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-847-59

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes

Nenhuma notícia encontrada para esta seção.