Ir para o conteúdo LabFala Ir para o menu LabFala Ir para a busca no site LabFala Ir para o rodapé LabFala
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos

Pesquisas desenvolvidas no laboratório

Situação: Em andamento.

Este projeto tem por objetivo avaliar e caracterizar a produção da fala nos níveis de função articulatória, velofaríngea e laríngea das consoantes do Português Brasileiro em crianças, adolescentes e adultos com e sem distúrbios dos sons da fala.

Situação: Em andamento.

Este projeto tem por objetivo tratar e verificar os efeitos de diferentes abordagens terapêuticas (fonológica, multissensorial, bioofeedback instrumental) no tratamento dos distúrbios dos sons da fala de crianças, adolescentes e adultos.

Situação: Em andamento.

Este projeto consta de dois subprojetos, com os seguintes objetivos: Subprojeto I – Adaptar o teste PEEPS (lista expandida) para o Português Brasileiro, buscando evidências de validade e fidedignidade; e Subprojeto II – Investigar domínios motores co-emergentes no processo de aquisição da linguagem/fonologia, averiguando interação ou simultaneidade na cronologia usual do desenvolvimento motor de crianças nascidas a termo.

Situação: Em andamento.
Este projeto tem como objetivo contribuir e aprimorar a formação dos acadêmicos de Fonoaudiologia no âmbito da avaliação e terapia de linguagem, promovendo ações e estratégias de complementação de aprendizagem a partir da integração entre diferentes áreas do conhecimento. Assim como também conhecer e aplicar diferentes protocolos de avaliação e terapia no âmbito da prática clínica de linguagem. – Elaborar e organizar documentos, informações, metodologias e materiais de estratégias terapêuticas. – Elaborar cadernos didáticos e materiais lúdicos de avaliação e de terapia em linguagem. – Manter ativo um canal de comunicação com a comunidade que se interessa pela clínica de linguagem (casos de Transtornos dos Sons da Fala e da Fluência, Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem, principalmente). – Promover reuniões, workshops, palestras e oficinas/cursos para os acadêmicos do curso de Fonoaudiologia envolvendo outras áreas do conhecimento (música, teatro, por exemplo).