Ir para o conteúdo LABHISTO Ir para o menu LABHISTO Ir para a busca no site LABHISTO Ir para o rodapé LABHISTO
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sobre

O projeto

  O presente trabalho destina-se à área da saúde, mais especificamente a cerca das disciplinas de histologia e patologia.
       A Histologia diz respeito à compreensão da célula, dos tecidos e assim, dos órgãos como um todo, mostrando suas características usuais. A Patologia analisa as respostas específicas dos órgãos, sistemas e tecidos especializados a estímulos definidos; e dá atenção especial às alterações morfológicas (lesões macro e microscópicas) das doenças. Portanto, o estudo destas disciplinas é de extrema importância na construção do conhecimento tanto na pesquisa como na prática médica.
       Os primeiros programas servidores e visualizadores foram desenvolvidos por TIM Berners-Lee, um pesquisador da área de informática, na Suíça. Um de seus objetivos declarados era proporcionar um meio de anunciar na Internet a descrição e os dados referentes às instituições e pessoas na comunidade científica. É o conceito de “Home Page”. Outro objetivo era construir uma biblioteca virtual, ou seja, a interligação de milhões de páginas de texto, imagens, etc.; distribuída por todo o mundo, e que pudessem ser acessados por mecanismos fáceis e padronizados.
       Em nosso projeto, dentro dos temas de Histologia e Patologia, recursos de texto e imagens serão aplicados. A coleta de material inclui lâminas do Laboratório de Histologia, peças e lâminas do Laboratório de Patologia, bem como textos explicativos sobre o mesmo; informações sobre eventos locais na área e trabalhos publicados e apresentados em eventos dentro e fora da Instituição.

Histórico

 O Curso de Medicina de Santa Maria foi instalado em 19 de maio de 1954, como Faculdade de medicina anexa à Faculdade de Farmácia e extensão da Universidade do Rio Grande do sul. Em abril de 1954, o Reitor da Universidade do Rio Grande do Sul, aprovou o a proposta desta universidade no sentido de criar o desdobramento da 1ª série médica, a funcionar em Santa Maria, com a utilização das instalações da Faculdade de Farmácia, e com o aproveitamento dos excedentes do último concurso de habilitação realizado na Faculdade de Medicina da Universidade do Rio Grande do Sul. Esta, por sua vez, comprometeu-se com a contratação ou designação de docentes para as disciplinas da 1ª série.
       O professor José Mariano da Rocha Filho, então diretor da Faculdade de Farmácia de Santa Maria, foi designado para exercer a direção do novo curso.
A criação da Faculdade de Medicina, em 1954, e a criação da Universidade de Santa Maria, em dezembro de 1960, foram impulsos para o desenvolvimento da cidade e região central do estado, trazendo à Santa Maria o mérito de lançar profissionais médicos no mercado do país.
       As aulas da disciplina de Histologia tiveram início no dia 20 de maio de 1954 às 13h e 30min. Com a ajuda de muitos e entusiasmo da equipe, o material necessário foi conseguido: microscópios emprestados pela Faculdade de Farmácia, ratos para obtenção de material trazidos por alunos, micrótomo doado, estufa improvisada, diapositivos disponibilizados por colaboradores, etc. Em poucos dias, o laboratório já iniciava suas baterias de coloração em lâminas histológicas doadas pela Universidade do Rio Grande do Sul.
Em dezembro de 1960, era criada a Universidade Federal de Santa Maria. Nesta época o quadro docente da Histologia era composto pelo Prof. Alberto Heitor Schimidt, responsável pela disciplina; Prof. Pedro Goulart; Prof. Rômulo Aita e Prof. Luiz Meyer.
       Atualmente a disciplina faz parte do Departamento de Morfologia e atende a um total de —————– alunos por semestre, que pertencem aos cursos de Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Biologia, Medicina Veterinária e Zootecnia.  
       O Departamento de Patologia foi criado no ano de 1970, reunindo os Institutos de Patologia, e os já em funcionamento desde 1954: Microbiologia e Imunologia, e Parasitologia e Micologia. Em nova reforma, o Departamento de Patologia foi desmembrado nos atuais Departamentos de Microbiologia e Parasitologia e Departamento de Patologia.
       Atualmente o Departamento de Patologia atende a ——— alunos por semestre, que pertencem aos cursos de Medicina, Odontologia, Medicina Veterinária, Enfermagem e Fisioterapia.