O Laboratório de Línguas pertence ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM). Está localizado na sala 3311, Prédio 16 – Centro de Educação – UFSM e serve como espaço para realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão do Curso de Letras – Inglês.
O Laboratório oferta ainda cursos de extensão de línguas estrangeiras à comunidade acadêmica em parceria com o projeto LabEOn – Laboratório Virtual de Ensino e Aprendizagem de línguas Online. Os cursos oferecidos são na modalidade híbrida e a distância. Mais informações podem ser encontradas no site LabEOn.
História do Laboratório
De acordo com registros históricos encontrados no Laboratório de Línguas (Lablin), o laboratório foi inaugurado em l977, após anos de espera pela comunidade de Letras por esse espaço para a oferta de cursos à comunidade acadêmica. O primeiro diretor do LabLin foi o Prof. Otto Vogel, da área de Língua Inglesa e, logo que surgiu o laboratório, os recursos disponibilizados despertaram grande interesse pelos profissionais de línguas estrangeiras no desenvolvimento de projetos por meio desse órgão. A comunidade universitária demonstrou interesse na aprendizagem de línguas, o que motivou a comunidade de letras a pensar em uma proposta que oportunizasse a aprendizagem de línguas estrangeiras (LE) pela comunidade universitária.
Nesse período, no curso de Letras, os professores da área de LEs passaram a adotar a sistemática de ofertar, no mínimo, uma hora semanal de atividades no LabLin, em dia e hora previamente estabelecidos, de acordo com o horário de cada disciplina. Com isso, a comunidade universitária passou a frequentar o LabLin em horários disponíveis, principalmente para se preparar para testes e para realizar cursos de aperfeiçoamento no exterior.
Com o advento da abordagem comunicativa e, ainda com a crise da universidade pública, responsável pelo sucateamento e desatualização dos meios educacionais, a prática oral feita no Lablin foi, aos poucos, sendo incorporada ao contexto da sala de aula. Essa nova realidade abriu espaço para transformações nos objetos e na utilização do Lablin.
Por outro lado, é importante salientar que, ao longo de sua trajetória, o Lablin tem desempenhado um papel que vai além da prática de línguas, especialmente com vista a contribuir para a formação pedagógica dos alunos de Letras e de congregar a comunidade universitária por meio de seus diferentes segmentos e áreas e por meio de seus projetos. Essa característica pode ser observada desde a sua fundação quando foram oferecidos cursos de línguas aos professores e funcionários da instituição, inclusive, nos dias atuais se pode visualizar maior amplitude de propósitos de aprendizagem de línguas estrangeiras e materna nos projetos desenvolvidos dentro do laboratório.
Entre os principais projetos desenvolvidos no LabLin, nas últimas décadas, pode-se sintetizar:
O Clube de Línguas, fundado em l980, com o objetivo de oferecer prática pedagógica aos alunos de Línguas Estrangeiras e ensino nessa área à comunidade universitária. Ao longo de 20 anos de história, os enfoques do Clubinho foram sendo relidos, modificados; entretanto, seus objetivos principais não apenas permanecem, mas estão sendo ampliados para outras áreas. Esse projeto aconteceu durante muitos anos em parceria com o projeto ProLetras.
O Ciclo de Vídeo foi fundado para difundir a cultura cinematográfica em uma perspectiva interdisciplinar, localizando cada obra mostrada em outras áreas do conhecimento, como história, política, literatura, etc. Atualmente este projeto está desativado.
O Jornal Estrangeiro, fundado para difundir projetos e ideias do LabLin e da área de LE. Atualmente este projeto também encontra-se desativado, no entanto, a atual gestão do laboratório percebe a necessidade urgente de retornar a produção dessa atividade para divulgação das atividades do laboratório, especialmente por meio da página pessoal do laboratório ou de redes sociais.
Museu Virtual
Espaço dedicado ao resgate da memória do Lablin. Aqui podem ser acessadas fotografias dos espaços físicos do Lablin ao longo de sua história. Atendo-se à passagem do tempo, é possível perceber as mudanças estruturais do laboratório e relacioná-las à melhoria nas condições tanto de ensino/aprendizagem quanto ao trabalho da equipe técnica e pedagógica.
Em 2015, o laboratório passou por uma nova reforma em sua infraestrutura, a qual foi planejada por um grupo de trabalho, constituído por professores do Curso de Letras. Essa atividade foi coordenada pela Prof. Dra. Susana Cristina dos Reis, professora do Curso de Letras-Inglês da UFSM, que nesse período assumiu a coordenação administrativa do Lablin, a pedido do Prof. Dr. Pedro Brum, diretor do CAL, na época. O resultado da reforma realizada pode ser visualizado nas fotos encontradas na página principal do laboratório.

No período de 2013 a 2023, o Lablin ficou sob a coordenação administrativa e pedagógica da Prof. Dra. Susana Cristina dos Reis, em cujo espaço a docente buscou desenvolver ações de pesquisa, ensino e extensão, juntamente com os bolsistas e colaboradores do Projeto e Laboratório LabEOn.
Objetivos do Laboratório LabLin
O Laboratório de Línguas tem como objetivo principal promover o uso desse espaço nas atividades do curso de Letras, bem como a oferta de cursos de extensão em línguas estrangeiras/adicionais à comunidade acadêmica desta instituição.




