Ir para o conteúdo LABSERE Ir para o menu LABSERE Ir para a busca no site LABSERE Ir para o rodapé LABSERE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Infraestrutura


Equipamentos do LabSERE


EQUIPAMENTOS DE COLETA E PROCESSAMENTO DE DADOS

        . Espectrorradiometro FieldSpec R3 com resolução radiométrica de 16 bits e amplitude de espectro entre 350 nm à 2500 nm.

         . Workstations HP (2)

        . Um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado, Marca Microdrones modelo md 4-1000 com capacidade vôo autônomo a distâncias de até 40 km e altitudes de até 4.000 metros. Carga (payload) uma câmera Olimpus de 10 Mpix.
        . Computadores Desktop



Ferramentas utilizadas

Dinamica EGO consiste de uma sofisticada plataforma para modelagem ambiental com possibilidades de usar modelos estáticos simples até modelos dinâmicos muito complexos.

 

GeoServer é um Software livre, mantido pelo Open Planning Project(mantenedor principal), que permite o desenvolvimento de soluções de Webmapping, integrando diversos repositórios de dados geográficos com simplicidade e alta performance. O GeoServer é um servidor de Web Map Service(WMS), ‘Web Coverage Service(WCS) e de Web Feature Service-Transaction (WFS-T) completamente funcional que segue as especificações da Open Geospatial Consortium (OGC).

Geopublisher é um aplicativo para usuário final que permite você compilar e padronizar estilos de geodados publicando-os rapidamente na internet.

i3Geo Interface Integrada de Ferramentas de Geoprocessamento para Internet. Desenvolvido por Ministério do Meio Ambiente Brasil. Desenvolvedor: Edmar Moretti

 

matplotlib é uma biblioteca de desenho  para a linguagem de programação Python e possui uma extensão numérica denominada NumPy. Ela é provida de uma API orientada a objeto  para encapsular desenhos em aplicações científicas usando a feramentas GUI toolkitscomo wxPythonQt, ou GTK+SciPyfaz uso da matplotlib.

NumPy é um pacote de Python que suporta operações com vetores e matrizes e é essencial para a computação científica com Python. O NumPy é baseado em C, portanto tem um desempenho superior se comparado às operações com vetores originais do Python.

OSSIM é uma suíte completa de bibliotecas geoespaciais e aplicações utilizadas para processar imagens, mapas terrestres e dados vetoriais.O software está em ativo desenvolvimento e é empregado em instituições privadas, agências civis e governamentais.

PostgreSQL é um poderoso sistema gerenciador de banco de dados objeto-relacional de código aberto.  Tem mais de 15 anos de desenvolvimento ativo e uma arquitetura que comprovadamente ganhou forte reputação de confiabilidade, integridade de dados e conformidade a padrões.

Python é uma linguagem de programação de alto nível interpretada, de scriptimperativaorientada a objetosfuncional, de tipagem dinâmica e forte. Foi lançada por Guido van Rossum em 1991.  Atualmente possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativosPython Software Foundation. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. Combina uma sintaxe concisa e clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros.

R é uma linguagem e também um ambiente de desenvolvimento integrado para cálculos estatísticosgráficos. Foi criada originalmente por Ross Ihaka e por Robert Gentleman no departamento de Estatística da universidade de AucklandNova Zelândia, e foi desenvolvido em um esforço colaborativo de pessoas em vários locais do mundo. O nome R provêm em parte das iniciais dos criadores e também de um jogo figurado com a linguagem S (da Bell Laboratories, antiga AT&T).

SciPy é uma biblioteca Open Source em linguagem Python que foi feita para matemáticos, cientistas e engenheiros. Também tem o nome de uma popular conferência de programação científica com Python.

SPRING é um SIG (Sistema de Informações Geográficas) com funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno, modelagem de redes e consulta a bancos de dados espaciais.

Django é um framewoirk web escrito em Python e foi projetado para lidar com dois desafios: os prazos apertados de uma redação e os requisitos rígidos dos experientes desenvolvedores web que o criaram. Ele permite que você construa rapidamente aplicações web de alto desempenho e elegância.

GRASS GIS é um Sistema de Informação Geográfica utilizado para gerenciamento e análise de dados geoespaciais, processamento de imagens, produção de mapas e gráficos, modelagem espacial e visualização.

 

 

gvSIG é um software livre de SIG (Sistema de Informação Geográfica), de código fonte aberto desenvolvido pelo Conselleria d’Infraestructures i Transports (CIT) da Comunidade de Valência, com o apoio da União Europeia.

O gvSIG é distribuído sob a licença GNU GPL. Permite acessar informação vetorial e matricial bem como, servidores de mapas que cumpram especificações do Open GIS Consortium.

A suite do aplicativo LAStools processa dados LIDAR e muito utilizada pelos setores comerciais, agências governamentais, laboratórios de pesquisa e instituições de ensino.. Permite a filtragem de dados, rasterização, tirangulação, conversão, corte entre outras funcionalidades.

MapServer é um software livre que serve como ambiente de desenvolvimento para a construção de aplicativos espaciais na internet. MapServer não é um SIG completo, e não deseja ser.

OpenJUMP é um Sistema de Informação Geográfica (GIS), Open Source escrito em linguagem de programação Java. É desenvolvido e mantido por um grupo de voluntários de diferentes regiões do mundo.

 

Pandas é uma biblioteca escrita para a linguagem de programação Python para manipulação e análise de dados. Essa biblioteca oferece estrutura de dados e operações para manipulação numérica em tabelas e séries temporais. Pandas is free software.

PostGIS é uma extensão espacial para o Banco de Dados Obejto Relacional PostgreSQL. Essa extensão adiciona suporte geográfico aos objetos permitindo a consulta utilizando-se SQL.

 

 

QGIS é um Sistema de Informação Geográfica (SIG), Software Livre licenciado sob a “GNU General Public License”. O QGIS é um projeto oficial da Open Source Geospatial Foundation (OSGeo). Ele é multiplataforma e roda em Linux, Unix, Mac OSX ,Windows e Android e suporta vários formatos vetoriais, raster, de banco de dados e outras funcionalidades

SAGA ( System for Automated Geoscientific Information Analysis) é um sistema de informação geográfica que permite operar e implementar algoritmos espaciais e métodos geocientíficos, com uma interface gráfica amigável e que pode ser processado nos sistemas operacionais Windows e Linux. SAGA é Free Open Source Software.

RStudio é uma interface IDE para o aplicativo R completa e de alta produtividade. Seu código fonte é aberto e pode ser executada nos principais sistemas operacionais tais como: Windows, Mac IOs, e Linux

uDig é um software framework desktop open source (EPL e BSD) construído com a tecnologia Eclipse Rich Client (RCP).Orientado a internet, trabalha com os padrões WMS, WFS, WPS, GeoRSS e KML.