Ir para o conteúdo LABTMC Ir para o menu LABTMC Ir para a busca no site LABTMC Ir para o rodapé LABTMC

Pesquisador do LabTMC vence o Grande Prêmio Capes de Tese de Doutorado de 2013

O professor Dr. Jonas Maziero, do Departamento de Física da UFSM, foi um dos três vencedores do Grande Prêmio Capes de Tese de Doutorado de 2013. O resultado da premiação foi divulgado pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Capes de Tese de Doutorado de 2013, realizada no dia 13 de dezembro, em Brasília.

Nesta edição do Prêmio Capes de Tese de Doutorado foram selecionadas 48 teses vencedoras, dentre as 645 teses submetidas ao prêmio. O Grande Prêmio Capes de Tese de Doutorado é outorgado para a melhor tese de doutorado selecionada em cada um dos três grupos de grandes áreas do conhecimento do CNPq.

A tese de Maziero, intitulada “Quantificação, Dinâmica, Testemunho e Aplicações da Discórdia Quântica”, foi realizada junto ao Programa da Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do ABC, sob a orientação do Prof. Dr. Roberto M. Serra e com a colaboração de vários grupos, experimentais e teóricos, nacionais e internacionais. O trabalho resultou em 14 artigos científicos que possuem mais de 800 citações no Google Escolar. Isso confirma a relevância do trabalho para esta ampla área de pesquisa, que é a Ciência da Informação Quântica, e atesta a qualidade do corpo docente da UFSM.

Maziero é professor do departamento de Física desde outubro de 2013 e pesquisador do Grupo de Teoria da Matéria Condensada da UFSM.