Nos dias 22 e 23 de outubro, acontece o Simpósio Arte Contemporânea Contra-Hegemônica: Ressignificação da imagem do corpo negro na história da arte brasileira, evento realizado simultaneamente pela UNESPAR e pela UFSM.
O simpósio tem como objetivo promover e estimular o diálogo de epistemologias não brancas na academia, reunindo curadoras(es), pesquisadoras(es) e artistas negras(os) que atuam nos contextos local e nacional. A proposta é valorizar saberes, experiências e práticas artísticas, contribuindo para repensar as narrativas históricas da arte brasileira.
Em parceria UNESPAR + UFSM, o simpósio tem como objetivo promover e estimular o diálogo de epistemologias não brancas na academia, com curadoras/es, pesquisadoras/es e artistas negras/os que atuam no âmbito local e nacional; valorizando seus conhecimentos artísticos, teóricos, experiências e saberes, na busca de repensar outras narrativas na história da arte brasileira.
📍 Locais:
-
Auditório Tiradentes – EMBAP/Curitiba (UNESPAR)
-
Laboratório LACRIA (Sala 1020) – UFSM, Santa Maria/RS
📚 A abertura contará com o lançamento do livro de Marina Feldhues, intitulado “Arquivo, Fotografia e a Carne Negra: um estudo ante-Estética de suas (po)éticas implicadas”.
O evento é gratuito e aberto ao público, com emissão de certificado para participantes.
📝 Inscrições e informações:
👉 https://forms.gle/eUYBGKwhgzr77JXU6