Ir para o conteúdo LAGEOLAM Ir para o menu LAGEOLAM Ir para a busca no site LAGEOLAM Ir para o rodapé LAGEOLAM

Professora pesquisadora do LAGEOLAM Carina Petsch realiza Pós-Doutorado na Argentina

A docente Carina Petsch do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), está realizando o pós-doutorado na Universidad de Buenos Aires (UBA) sob orientação do professor Adrián Silva Busso (UBA e Instituto Antártico Argentino). A docente também é pesquisadora do Laboratório de Geologia Ambiental da UFSM (LAGEOLAM/UFSM). Salienta-se que a docente irá permanecer em Buenos Aires durante 5 meses, de setembro de 2023 a janeiro de 2024, com bolsa do Projeto de Internacionalização junto a CAPES da UFSM (Capes/PrInt).

A área de estudo da docente se localiza no norte da Península Antártica, na Baía Esperanza, onde o Programa Antártico Argentino possui a Base Esperanza ( 63º24’S, 56º59’W). Essa área registrou a maior temperatura positiva do ar para o continente antártico, sendo de 18.3°C, em 6 de fevereiro de 2020 (https://public.wmo.int/en/media/press-release/wmo-verifies-one-temperature-record-antarctic-continent-and-rejects-another). Como consequência destas temperaturas do ar extremamente altas não só em 2020, mas em anos anteriores também, está ocorrendo o processo de degelo do permafrost afetando o nível de água do sistema de lagunas chamado Boeckella. O objetivo do projeto do pós-doutorado é investigar a dinâmica de diminuição das lagunas do sistema Boeckella, monitorar temporalmente a variação de cobertura de neve na área livre de gelo e avaliar o balanço de massa da geleira Buenos Aires, usando produtos de Sensoriamento Remoto em conjunto com dados de campo fornecidos pelo professor Adrián Silva Busso. Ao término do projeto, espera-se compreender como as mudanças climáticas têm afetado o sistema hidrogeomorfológico da área livre de gelo da Baía Esperanza. Ademais, pretende-se manter o contato com o professor orientador e outros pesquisadores do Instituto Antártico Argentino visando aumentar a internacionalização do PPGGEO/UFSM.