Ir para o conteúdo LAMEN Ir para o menu LAMEN Ir para a busca no site LAMEN Ir para o rodapé LAMEN
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sobre

Na década de 80, em função das necessidades já existentes, foi criado no CE um local onde os professores da época pudessem realizar e qualificar suas práticas pedagógicas nas mais diferentes áreas, buscando dar conta dos saberes e fazeres que configuram os Estágios Supervisionados, ou seja, apoiar as Práticas Educativas das diferentes Licenciaturas da UFSM.   

Ao longo dos anos, foram sendo criados diferentes laboratórios por conta das necessidades e das demandas desses Cursos e o impulso inicial da criação dos primeiros laboratórios vieram fortalecer e justificar a consolidação do setor. No momento de sua criação, o LAMEN foi constituído como um Núcleo de apoio do Centro de Educação.

Em função do desenvolvimento institucional, foram ocorrendo mudanças nas diferentes instâncias de gestão de políticas públicas de nossa Universidade. Nesse contexto, o LAMEN, como um setor em processo de desenvolvimento, passou, também, por um processo de reestruturação. Neste momento, início dos anos 2000, o LAMEN passou a integrar o Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação. A justificativa dada, naquela época pelos órgãos colegiados era pelo fato que o LAMEN trabalhava com as diferentes áreas dos diferentes Estágios Supervisionados. 

Com a mudança física do Centro de Educação para o seu prédio novo (16), o LAMEN passou a ocupar dez (10) salas no terceiro andar, tornando-se um espaço para ensino, pesquisa e extensão e tendo como objetivo o processo de qualificação da Formação Docente. Ao trabalhar com a Formação de Professores, a força de trabalho do LAMEN (Secretário, Professores e Bolsistas) passam a se preocupar com todos os espaços que necessitam de ações educativas, sejam espaços formais ou informais. 

No ano de 2006 foi criada a Coordenação Geral, através da portaria n0 72/2006, expedida pela Direção do Centro de Educação. O LAMEN sofria com a carência de muitos materiais e de mobiliários e, nesse sentido, em dezembro de 2010 foram inaugurados os novos mobiliários, readequando os espaços para que apoiassem de forma mais efetiva as atividades desenvolvidas no LAMEN. Atualmente, o LAMEN é composto por 11 laboratórios e a Secretaria.