Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Entrevistados

Bárbara Amaral: possui graduação em Física e mestrado e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com doutorado sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona. Atualmente é Professora do Departamento de Física Matemática do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Trabalha na área de Fundamentos da Teoria Quântica, com foco em Contextualidade e Não-Localidade quântica.

Gabriela Barreto Lemos: possui graduação e mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo feito um doutorado sanduíche no Center for Non-linear and Complex Systems na Itália. Atualmente  é professora no Instituto de Física da URFJ. É membra da Comissão de Justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão da Sociedade Brasileira de Física e membra afiliada eleita da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na física teórica e experimental, com ênfase em Óptica Quântica e Informação Quântica. Também faz pesquisa em ensino de física, com ênfase na promoção de equidade e diversidade na física.

Ingrid Barcelos: possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com doutorado sanduíche no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Atualmente lidera o grupo LAM (Laboratório de Amostras Microscópicas) no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Em 2021 recebeu o prêmio “Para Mulheres na Ciência – Categoria Física” concedido pela L`Oréal-UNESCO-Academia Brasileira de Ciências.

Marcelo Schappo: possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atualmente é professor do Instituto Federal de Santa Catarina. Trabalha na área da interação da radiação com a matéria e faz divulgação científica por meio do projeto Astro&Física. Escreve para a Revista Questão de Ciência, apresenta séries e episódios sobre ciência na TV, em Santa Catarina, e é autor de livros de divulgação científica sobre pseudociências e sobre astronomia.

Marcelo Terra Cunha: possui graduação e mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Professor em Física-Matemática no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp. Coordena a Comissão de Área pró-tempore em Ciência e Tecnologias da Informação Quântica (CTIQ) junto à Sociedade Brasileira de Física (SBF) e é coordenador do Dia Mundial Quântico no Brasil. É membro do grupo de trabalho da Sociedade Brasileira de Física sobre o Ano Internacional da Ciência e das Tecnologias Quânticas e apresentador do Bate-Papo Quântico. Seu tema central de pesquisa é a Teoria Quântica da Informação, com foco em Fundamentos Matemáticos da Teoria Quântica.

Marcelo Yamashita: possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela USP. Atualmente é professor do Instituto de Física Teórica da Unesp, Assessor-chefe da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, Diretor Editorial do Jornal da Unesp, Diretor científico do Instituto Questão de Ciência, membro do Conselho Editorial da Revista Questão de Ciência, membro do Conselho Editorial do The conversation Brasil, membro do Conselho Curador da Fundação Editora da Unesp e membro do Comitê Consultivo do Projeto SciELO Livros. Trabalha na área de física quântica de poucos corpos (núcleos exóticos e condensados atômicos) e comunicação de ciência.

Osvaldo Pessoa Jr.:  possui graduação em Física (1982) e Filosofia (1984) pela USP, mestrado em física experimental na Unicamp, em 1985, e doutorado no Depto. de História & Filosofia da Ciência na Indiana University, EUA, com tese sobre o problema da medição na física quântica (1990). Trabalhou entre 1999-2002 na Bahia, na UFBA e UEFS. Publicou o livro Conceitos de física quântica (Ed. Livraria da Física, 2003). Atualmente é professor titular de filosofia da ciência no Departamento de Filosofia, FFLCH, Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve pesquisa em filosofia da física, filosofia da mente e “modelos causais em história da ciência”, além de se interessar por ensino e divulgação científica.

Pablo Saldanha: possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Professor do Departamento de Física da UFMG. Seu trabalho de pesquisa inclui temas em Ótica Quântica, Fundamentos de Mecânica Quântica e Fundamentos de Eletromagnetismo.

Patrícia Kauark: possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Filosofia pela UFMG e doutorado em Epistemologia pela Ecole Polytechnique de Paris, na França. Atualmente é professora do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente em filosofia da ciência, filosofia transcendental e filosofia da mecânica quântica. Recebeu o prêmio Louis Liard 2012, concedido pela Academia de Ciências Morais e Políticas da França, pelo seu livro “Théorie quantique et philosophie transcendantale: dialogues possibles” (Hermann, 2012), que foi traduzido para o português em 2022.

Rafael Chaves: possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é líder do grupo de pesquisa em Informação Quântica e vice-diretor do Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte  (IIP-UFRN) em Natal. É também professor da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT-UFRN) e professor da pós-graduação do Departamento de Física da UFRN. Tem experiência na área de física e aprendizagem de máquina, com ênfase em computação e informação quântica.

Thaiane Oliveira: possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá, (UNESA), e mestrado e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professora do programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF, membra afiliada da Academia Brasileira de Ciências, pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) e pesquisadora da Cátedra Unesco de Políticas para o Multilinguismo da Unesco.  É fundadora da rede Latmetrics, que reúne pesquisadores da América Latina para discutir e desenvolver métricas e indicadores alternativos para avaliação da ciência. Seus atuais interesses de pesquisa são: desinformação relacionada à ciência, disputas sobre a informação e comunicação científica, educação científica e circulação e políticas de avaliação da produção de conhecimento.