Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

A trajetória da Agência Da Hora no Combate à Desinformação

A experiência de três meses do projeto combatendo fake news e procurando levar informação à comunidade.

O projeto “Agência Da Hora no Combate à Desinformação: jornalismo colaborativo, checagem de fatos e curadoria de informações durante a pandemia” chegou à sua semana final. Durante três meses, procuramos levar a informação correta até todos que nos acompanharam, combatendo as fake news relacionadas ao novo coronavírus.

Entre nossas produções, nós abordamos aspectos psicológicos e falamos da dificuldade em manter a saúde mental em um período atípico como o que estamos passando, simplificamos conceitos científicos complexos, facilitando o acesso de todos a informações relevantes, e detalhamos políticas públicas e protocolos de prevenção e funcionamento de diversos setores econômicos. Além disso, desmentimos mitos relacionados à doença, pesquisamos sobre as etapas de criação de vacinas e medicamentos e explicamos quais são as melhores formas de prevenção contra a Covid-19 com a ajuda de profissionais qualificados.

Nos três meses em que trabalhamos para produzir a curadoria de informações e a checagem de fatos, contamos com a participação de diversos profissionais de diferentes áreas, principalmente da saúde. Buscamos fontes confiáveis para checar as informações, entre elas médicos, farmacêuticos, virologistas, pneumologistas, psicólogos, pesquisadores, professores e enfermeiros.

Contamos com uma equipe de 20 integrantes, entre professores, estudantes e técnicos do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM de Frederico Westphalen. A iniciativa do projeto partiu da professora Luciana Menezes Carvalho, ao perceber que havia uma onda de notícias falsas que precisava ser combatida a respeito do novo coronavírus, a pandemia e os modos de prevenção. Além da professora Luciana, também participaram deste projeto os professores Alice Pavanello, Luis Fernando Borges e Mirian Quadros, além do técnico de som Mateus Scherer e a relações públicas Julia Cervo.

Os alunos participantes do projeto são: Alice Rodrigues, Camila Amorim, Douglas Cavalini, Fernanda Vasconcellos, Francelen Soares, Igor Mussolin, Isabela Vanzin da Rocha, Jeferson Dellarmelin, Luísa Haas, Maicon Ferreira, Maria Eduarda Fortes, Mauro Argenton, Taiane Borges, Thaane Oterro e Yasmin Vilanova. Entre esses, se encontram quatro bolsistas do projeto, um bolsista da Agência da Hora e voluntários.

Para realizar as tarefas do projeto, os estudantes foram divididos em quatro equipes: audiocasts, encarregada das produções sonoras; redes sociais, dedicada às mídias do projeto com informações sobre as produções semanais; site, encarregada da manutenção e organização do site especialmente feito para o projeto; e, por fim, newsletters, responsável divulgação dos produtos elaborados.

Toda semana, durante nossa reunião de pauta, exploramos um assunto, relacionado ao tema, que necessitava de checagem e curadoria. Assim, para cada semana de duração do projeto, produzimos uma checagem principal, além de vários podcasts. Esses materiais eram enviados às pessoas por meio de duas newsletters semanais e também publicados nos meios de comunicação da Agência Da Hora.

Ao todo, foram produzidas e enviadas 22 newsletters, tanto por WhatsApp quanto por e-mail para as pessoas que se cadastraram no projeto. O material, que conta com uma seleção das principais notícias da semana anterior, bem como uma apuração própria feita pela equipe do projeto, era enviado para 59 pessoas via e-mail e 22 via WhatsApp, todas as terças e sextas-feiras.

Já a equipe dos podcasts produziu cerca de 50 programas em áudio, que foram transmitidos por 47 rádios de Frederico Westphalen e região, além de serem enviados pelo Whatsapp e estarem disponíveis no Spotify. Para a construção deles, trabalhamos de forma remota, cada um em sua casa, realizando as entrevistas e gravações com o auxílio da tecnologia e muita criatividade.

Depois desses três meses, percebemos que o  projeto não só proporcionou novas experiências, como também nos ajudou a passar por este momento de crise mundial, construindo um novo sentido para a forma de transmitir informações. Foram três meses de diferentes experiências e aprendizados. A contribuição de todos os integrantes do projeto foi essencial para que fôssemos bem sucedidos em nossa proposta e pudéssemos levar a informação ao maior número de pessoas possível.

Por meio do projeto “Agência Da Hora no Combate à Desinformação: jornalismo colaborativo, checagem de fatos e curadoria de informações durante a pandemia”, pudemos compreender melhor as informações sobre o novo coronavírus e a pandemia, promover o serviço da Universidade Federal de Santa Maria – campus de Frederico Westphalen em contato com a comunidade e ressignificar o fazer jornalístico.

Texto: Isabela Vanzin da Rocha, Taiane Borges e Douglas Cavalini