Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

35ª edição da Jornada Acadêmica Integrada teve mais de três mil projetos apresentados de forma online

A JAI 2020 ocorre esta semana entre os dias 19 e 23 de outubro e será totalmente online.

logotipo_jai

A programação da 35ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) do ano de 2020, foi um pouco diferente da que era conhecida nos anos anteriores. A JAI é um evento integrado ao calendário acadêmico oficial da Universidade Federal de Santa Maria e tem por objetivo estimular a participação dos alunos em eventos no meio acadêmico, promover a troca de experiências entre alunos de graduação e de pós-graduação, divulgar seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão e fazer que a instituição seja reconhecida através dessas ações. Este ano a JAI chega a sua 35ª edição, que, diferente das edições anteriores, foi realizada de forma online, devido à pandemia de Covid-19.

Durante a realização do evento, foram abertas mais de 300 salas dentro da semana de apresentação para o público o qual se inscreveu para ouvinte, as inscrições para ouvinte da JAI ficaram disponíveis até o dia 21/10, e as apresentações dos projetos de ensino pesquisa e extensão se daram através de um link disponibilizado via e-mail e foram apresentados via plataforma Google Meet.

Segundo o site oficial da JAI 2020, nesta edição diferenciada da JAI foram inscritos 4.055 trabalhos, com aprovação de 3.085. Todos os trabalhos aprovados no evento e nos sub-eventos da JAI foram apresentados em módulos temáticos, conforme a escolha do aluno feita no momento da inscrição. O aluno também pode optar entre dois formatos de apresentação: oral e performativa, sendo este último específico para alunos de Música, Dança e Artes Cênicas.

A acadêmica do curso de Letras da UFSM, Mônica Santos da Silva, 20, apresentou-se na Jornada Acadêmica Integrada, na quinta feira (22), o trabalho da aluna sobre educação indigena se intitula “Ler na Aldeia”. Mônica é acadêmica do segundo semestre do curso, ela conta que ficou apreensiva e anciosa para sua apresentação, mas no final, tudo deu certo.

O acadêmico de Arquivologia, Marcos Machado Paulo, 32 anos, conta como foi apresentar a JAI de forma online comenta “Considero que tenho facilidade com práticas online, então não senti a mudança. Senti falta foi da troca entre acadêmicos, poder olhar os banners de outros trabalhos, por exemplo. Ainda assim, é possível transitar entre as salas de apresentações, o que facilita de certa forma. Há um ponto a considerar pela organização do evento: foi encaminhado aos apresentadores várias recomendações para a apresentação, mas estive em uma sala que a professora avaliadora estava praticamente deitada na cama. É um detalhes, é claro, mas estamos a beira de um semestre pelo REDE, online, e essas observações na JAI me preocupam.”

A equipe do projeto de extensão Agência da Hora no combate a desinformação também esteve presente na Jornada Acadêmica Integrada 2020, o bolsista Igor Mussolin apresentou na manhã de sexta-feira o projeto para a banca de avaliadores e aguarda o resultado a partir do dia 11 de novembro de 2020, assim como os outros projetos.

Texto: Igor Mussolin

Edição: Luciana Carvalho