Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

Conversas de Cinema finaliza o ano com 9 edições

Atividades fizeram parte de ação do Projeto Vídeo Entre-Linhas

Nos dias 24 e 25 de novembro, foram realizadas as duas últimas edições do Conversas de Cinema, idealizado pelo Projeto de ensino e extensão Vídeo Entre-linhas e transmitido no YouTube. As conversas tiveram como tema, respectivamente, o documentário ‘The Social Dilemma’ e Cinema e Diversidade.

O projeto Vídeo Entre-linhas atua há 12 anos na comunidade de Frederico Westphalen e região, porém, com a pandemia, precisava encontrar novas formas de prosseguir com as atividades. Assim, surge o Conversas de Cinema, uma forma de trazer a temática para a comunidade respeitando as normas de segurança contra o covid-19. “o Conversas de Cinema […] foi a alternativa que a gente teve para capacitar os nossos colaboradores”, afirma Janaina Gomes, coordenadora do projeto.

O evento teve 9 edições com diferentes temáticas e convidados/as. De acordo com Fernanda Vasconcellos, bolsista do projeto, havia uma divisão de tarefas entre os bolsistas para que o evento acontecesse da melhor forma possível, alguns ficavam responsáveis pela divulgação das edições, outros pelo contato com os/as convidados/as e também havia ajudantes para a parte técnica das conversas, auxiliando os professores que mediavam os encontros.

Joel Guindani, mediador da penúltima edição do Conversas de Cinema, afirma que “[…] é muito importante o espaço do Conversas de Cinema ser essa oportunidade da gente trazer para dentro da nossa universidade, através do projeto, essas experiências, essas vidas […] e essas trajetórias profissionais de cineastas, principalmente de produtores audiovisuais, de comunicadores que trabalham com o cinema”. Além de ressaltar que mediar um encontro como o Conversas de Cinema é um desafio para os participantes do projeto, visto que são convidados/as com um grande conhecimento e precisam do devido espaço para falar sobre a sua experiência, tanto profissional quanto acadêmica.

O participante do projeto e mediador do debate sobre o documentário “The Social Dilemma” destaca ainda o papel do comunicador em relação a temática discutida no encontro de terça-feira (24), salientando a importância da existência de debates e críticas sobre as redes, visto que há, cada vez mais, uma produção de comunicação e conteúdos de informação através das tecnologias. Segundo Joel Guindani, uma das pesquisadoras que participou do debate alerta também sobre a importância de existir um posicionamento crítico e ético dos comunicadores nessa temática, visto que há um mercado grande em busca da economia da informação, onde se vende a informação pensando apenas no lucro.

O Vídeo Entre-linhas teve parceria com o programa de extensão Mão na Mídia para desenvolver o Conversas de Cinema. Além disso, a coordenadora do projeto, Janaina Gomes, afirma que “se você juntar todos os certificados, você vai ter um panorama muito interessante sobre a produção audiovisual no Brasil […] e na América Latina”.

Tanto a coordenadora quanto os participantes do projeto entrevistados, destacam que todas as edições do Conversas de Cinema tiveram sua importância e relevância para a comunidade, não havendo um encontro melhor que o outro. Joel Guindani, participante e mediador de uma das edições, ainda afirma que todas as temáticas são importantes para nossa atualidade, como as questões de diversidade, gênero, violência contra a população negra e o lugar da mulher no cinema.

Texto: Julia de Sá e Camila Amorim

Edição: Luciana Carvalho