Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

Cursos de Jornalismo e Relações Públicas promovem quarta edição do evento ‘Consciência Ambiental’

Em seu primeiro dia, o evento conta com a participação de duas convidadas e é realizado de forma totalmente remota

Nesta quarta-feira (09), aconteceu a quarta edição do evento Consciência Ambiental, promovido e organizado pelos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da UFSM – Campus Frederico Westphalen. O evento ocorre desde 2016 e teve essa edição de forma totalmente remota, sendo transmitida pelo canal do Youtube da Agência Íntegra. Nesse primeiro momento, participaram cerca de 40 ouvintes.

A quarta edição do evento contou com a participação de duas convidadas, Cristine Kaufmann e Natália Leme, que discorreram sobre “Temas socioambientais e as contribuições do campo da comunicação”, com mediação da professora Claudia Moraes, docente da UFSM-FW.

O debate foi aberto com a Relações-Públicas Natália Leme, mestre em “Global Affairs” pela New York University e responsável por Parcerias Estratégicas e Programas na Fundação Arymax. Natália atua há 10 anos no setor de impacto social e discorreu, no debate, sobre a comunicação de causas, ressaltando a importância do uso de ferramentas da comunicação nos impactos socioambientais e nos debates sobre a temática. Além disso, Natália também trouxe algumas de suas experiências na televisão, mencionando o período que fez parte da equipe da Globo.

Na sequência, o evento contou com a fala de Cristiane Kaufmann, doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS e professora do curso de Relações Públicas na Feevale. Cristine estuda os sentidos de sustentabilidade presentes nos discursos organizacionais, além de ser ativista e integrante do Coletivo Ecofeminista Pandora. A professora e ativista destacou a importância das disciplinas voltadas à sustentabilidade na trajetória acadêmica, trazendo passagens de sua vida e ressaltando a importância do tema para ela e para a sua formação.

O debate foi encerrado com perguntas e contribuições das pessoas que o acompanhavam, em sua maioria estudantes da universidade. Nesse momento, as convidadas compartilharam dicas sobre a profissão, ressaltando os desafios de seguir nessa área e destacando a importância de discussões sobre Consciência Ambiental. O evento tem continuidade na próxima semana, no dia 16 de dezembro, às 19h, com a temática “Temas Socioambientais e uma outra Economia Possível.”

Texto: Camila Amorim e Julia de Sá

Apuração: Julia de Sá