Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

Lançada programação do II Ciclo de debates por um Jornalismo Antirracista da UFSM-FW

Na última quarta-feira (18), o professor Deivison Campos, da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil), ministrou uma palestra com a temática “Conhecimento: lugar onde todes falam”. O evento foi realizado pelo Departamento de Ciências da Comunicação do Campus da UFSM em Frederico Westphalen, e ocorreu de forma online, no canal do projeto de extensão Mão na Mídia, no Youtube. Além da reflexão sobre o tema, o intuito da palestra foi realizar o lançamento da programação do II Ciclo de Debates por um Jornalismo Antirracista, que acontecerá nos dias  01, 02 e 03 de setembro, a partir das 19h, no canal do Mão na Mídia.

A palestra trouxe importantes reflexões sobre o significado do conceito de “lugar de fala”, desenvolvido pela filósofa Djamila Ribeiro em seu livro que leva o mesmo título. O professor Deivison discutiu tópicos muito relevantes com o público de alunos e professores que estavam presentes. Como o fato de que no Brasil o analfabetismo funcional é altíssimo, o que faz com que as pessoas que tenham a oportunidade de estar em espaços como as universidades, precisam ter em mente que  realizar a leitura crítica e aprofundada é  uma função social.

Deivison também compartilhou sobre a frequente distorção do conceito de “lugar de fala”, devido ao fato de que muitas pessoas entendem que não podem falar sobre determinados assuntos por não ser algo de sua vivência. Nesta parte ele trouxe trechos do livro de Djamila e destacou a importância do diálogo entre todos. Além de deixar claro que todos podem e devem se manifestar diante de situações de violência.

Além disso, o professor falou sobre a necessidade de as pessoas lerem autores negros, o perigo da simplificação de conceitos importantes, o conceito de branquitude e a importância de descolonizar o pensamento e dar espaço para outras formas de conhecimento que foram historicamente negadas.

O II Ciclo de Debates abordará as práticas jornalísticas nas plataformas digitais.

Segue a programação, que sempre irá iniciar às 19h, no canal do Projeto de Extensão Mão na Mìdia, no Youtube:

Dia 01 de setembro

‘Racismo, Algoritmos e Plataformas Sociodigitais’

William Martins – Formando em Jornalismo (Unisinos)

Tarcízio Silva – Publicitário – Doutorando em Ciências Humanas e Sociais (UFABC)

Mediação – Doutorando em Ciências da Comunicação  Ângelo Neckel (Unisinos)

Dia 02 de setembro – 19h

Da imprensa às mídias negras: jornalismo, redes históricas e sociais

Dojival Vieira –  Jornalista , fundador da Afropress

Vera Daisy Barcellos – Presidenta do Sindicato dos Jornalistas do RS

Mediação – Prof. Dr. Deivison Moacir Cezar de Campos (ULBRA)

Dia 03 de setembro – 19h