Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Com registro de queda em 2020, mercado editorial apresenta recuperação em 2021



Em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, o mercado editorial sofreu o impacto do fechamento temporário de lojas físicas, além de cancelamento de eventos por todo o país. O faturamento total deste mercado em 2020 foi de R$ 5,2 bilhões, uma queda de 8,8% em comparação a 2019. O dado faz parte de pesquisa realizada pela Nielsen Book, com coordenação da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). A pesquisa indica, ainda, que as editoras brasileiras produziram 46 mil títulos no ano passado – desse total, 24% são lançamentos, enquanto 76% são reimpressões. Dessa forma, o número de títulos lançados em 2020 (11.295) encolheu 17,4% no comparativo com 2019.

Na pandemia, hábito de leitura se fortaleceu. Imagem: Pixabay

O autor do livro ‘Palavras para gritar em meio ao caos’, Filipe Mantovan, sofreu o impacto ao lançar seu primeiro livro em meio à pandemia. “Confesso que lançar um livro no ápice de uma pandemia foi uma experiência um tanto frustrante. A minha tarde de autógrafos foi um evento fechado, apenas com duas pessoas da editora e foi transmitida pelo Instagram. Com as livrarias fechadas, também tivemos redução nas vendas. Até o dia de hoje, eu não fiz nenhum evento de promoção do meu livro. Vou aguardar um momento realmente seguro para fazê-lo”, destacou. 

Por outro lado, o virtual ganhou notoriedade, com os avanços tecnológicos e ampliação das formas de produção, divulgação e construção de um projeto literário, que passou a se moldar para a era das redes. O distanciamento ainda corrobora com um outro aspecto negativo: a interferência na proximidade com o público, vendas e até mesmo na troca de experiências. O escritor que já possui uma página no Instagram e Facebook conta que utilizar as plataformas foi uma maneira de se aproximar de seus leitores. “Acredito que a maioria dos escritores aumentaram suas participações nas redes sociais durante a pandemia. Seja com lives, publicações e vídeos. Foi uma maneira de se manter ativo e se conectar com o leitor.”

No entanto, já se pode notar uma melhora significativa na produção editorial brasileira, visto que se aproximando do fechamento do primeiro semestre, o 6º Painel do Varejo de Livros no Brasil mostra que a performance do mercado livreiro opera em alta em 2021 no comparativo com o ano passado. Realizado pela Nielsen BookScan e apresentado pelo SNEL, o estudo aponta que no acumulado do ano, as vendas de livros registraram um aumento de 46,5% em volume e de 37% em faturamento. Em números reais, a variação significa que até 20 de junho de 2021 foram vendidos 7,4 milhões de exemplares a mais em relação ao mesmo intervalo em 2020, com uma receita superior em R$ 269,4 milhões.

Esses dados demonstram a resiliência do hábito da leitura. “Em tempos de isolamento social, o livro se fortaleceu ainda mais como uma opção de entretenimento”, afirma Vitor Tavares, presidente da CBL. Para ele, “foi a maneira que muitos brasileiros encontraram para enfrentar esse período difícil e explorar o mundo por meio da literatura”.

Reportagem: Stefany Mendes

Matéria produzida na disciplina Redação Jornalística II, do curso de Jornalismo do Campus da UFSM em Frederico Westphalen, no 1º semestre de 2021, ministrada pela Professora Luciana Carvalho. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-825-425

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes