Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CONMEBOL: o Brasil não perdeu só em campo



Análise/Opinião

Cem dias após a confirmação do evento, em uma solenidade no Ministério da Saúde, o presidente Jair Bolsonaro declarou que o Brasil seria a sede da CONMEBOL Copa América, mesmo com mais de 460 mil mortes pela covid-19 naquele momento no país. A Argentina e a Colômbia haviam desistido de ser sediar os jogos, em função do aumento no número de casos do novo coronavírus, e priorizaram seguir as medidas preventivas.

Em 1918, outra pandemia matou milhões de pessoas, a gripe espanhola. Em 1919 a seleção brasileira foi a grande vitoriosa do Campeonato Sul-Americano, hoje também chamado de Copa América. A grande conquista poderia ter sido concretizada um ano antes, em 1918, mas pouco mais de um século atrás o Brasil enfrentou outra crise sanitária.

Em 2021, devido ao agravamento da pandemia da covid-19 na Argentina, e a situação social na Colômbia, a mudança de sede da Copa América foi forçada. Junto com os jogos, o Brasil recebeu uma nova variante do vírus. Entre os envolvidos na competição, 168 casos foram identificados. Outro ponto é que as medidas preventivas pré-estabelecidas não foram cumpridas.

Final da Copa América teve aglomeração. Torcedores fraudaram exames para entrar. Foto: Zimel Press, Folhapress

Na grande final do evento, no jogo entre Brasil e Argentina, foi liberada a entrada de mais de quatro mil convidados, com a condição de que apresentassem um resultado negativo para o vírus. No entanto, horas antes da partida, na entrada do Estádio do Maracanã, formavam-se multidões aglomeradas em filas, tamanha desorganização que apenas piorou com a abertura dos portões. Além de todos os problemas, segundo a revista Época, um grupo de torcedores argentinos utilizou testes de PCR falsos para assistir ao jogo.

Em meio a tantas crises, as expectativas não foram atingidas, a competição não teve um grande público de torcedores assistindo aos jogos, seja pela televisão, seja pela internet. Por fim, o Brasil não perdeu apenas dentro de campo.

Texto: Leonardo Toniazzo

Matéria produzida na disciplina Redação Jornalística II, do curso de Jornalismo do Campus da UFSM em Frederico Westphalen, no 1º semestre de 2021, ministrada pela Professora Luciana Carvalho. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-825-418

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes