Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Municípios e entidades preparam retomada das feiras presenciais para 2022



A pandemia do novo coronavírus impediu a realização de eventos presenciais em todo o país ao longo de 2020. Com a atual diminuição de casos e mortes, a liberação gradual das restrições está permitindo que os organizadores de feiras e grandes eventos preparem a retomada presencial. No Rio Grande do Sul, muitas cidades pretendem realizar as feiras com público presente, mas, cada município deve seguir um protocolo de medidas preventivas, formulado de acordo com a situação local quanto à covid-19. Cuidados como distanciamento, capacidade de pessoas por metro quadrado e higienização das mãos com álcool em gel deverão ser observados pelos órgãos públicos.

Última edição da Expofred, em 2018.
Foto: Débora Viegas

Frederico Westphalen planeja a Expofred 2022, tradicional feira de negócios que ocorrerá de 19 a 24 de abril de 2022, com shows e atrações para diversos públicos. A presidente da ACI-FW, Patrícia Cerutti, destaca que o evento vem com um desafio especial, de movimentar um grande número de pessoas e empresas neste momento em que a sociedade está saindo de uma pandemia. “Mas neste processo de planejamento e organização da feira, estamos observando uma grande expectativa positiva de todos os envolvidos, tanto dos expositores, que mantiveram seus estandes contratados desde 2019, quanto do público, que busca informações e pede pela realização da feira no ano que vem”, comenta.

A feira, assim como outras, visa fortalecer o comércio e as vendas locais e regionais, além de significar um momento de descontração e alegria para a população. “Estamos com todos os espaços comercializados e os shows confirmados. Então a Expofred será um importante impulso na economia da região, gerando negócios e desenvolvimento”, conta Cerutti.

Em Ametista do Sul, a ‘capital mundial da pedra ametista’, a organização da Expopedras 2022 está movimentando a cidade do Médio Alto Uruguai. Alusiva à comemoração dos 30 anos de emancipação político-administrativa do município, a feira tem data prevista para 17 a 20 de março de 2022 e está aceitando inscrições para a sua corte, o que motiva muitas jovens para a posição de soberanas. O poder público aguarda muitos visitantes e espera potencializar o turismo local, famoso pelas minas e paisagens. Um dos destaques para esta edição será a entrada gratuita, o que não ocorreu nas edições anteriores.

Expoijuí Fenadi: segunda edição virtual da feira está programada para outubro de 2021

Na região Noroeste do estado, está programada a realização da Fenadi Virtual 2021, evento da cidade de Ijuí. O evento está inscrito na Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, e deve ocorrer de 12 a 19 de outubro, por meio de transmissões pelo canal do YouTube e redes sociais da União das Etnias de Ijuí (UETI).

Show de abertura do Palco das Etnias – atração nas edições presenciais da Expoijuí Fenadi. Foto: Mateus Mittsuo

A feira, inicialmente intitulada de Expoijuí Fenadi, ocorre anualmente e está a caminho de sua 35ª edição. Realizada no Parque Wanderley Burmann, reúne exposições do agronegócio, artesanato e vestuário, além de proporcionar uma imersão cultural e gastronômica através do contato com as treze etnias que colonizaram o município. 

Com as restrições impostas pela pandemia do covid-19, em 2020, a 34ª edição da feira ocorreu em formato de um Talk-Show transmitido via Youtube, e contou com diversas atrações virtuais, em dez salas, como reapresentações de danças, debates culturais, palestras e entrevistas com convidados residentes de lugares do mundo.

Segundo o assessor cultural Elcio Ceratti Junior, neste ano (2021), a feira deverá manter o formato de Talk-Show, porém, diferentemente da última edição, contará com apenas uma sala virtual para apresentações, entrevistas e programas culturais. 

Ainda, segundo Junior, a Fenadi Virtual contará com três programas de entrevistas que deverão anteceder os Talk-Shows. O intuito é abordar questões culturais da cidade, além de proporcionar debates entre autoridades e integrantes da área cultural. 

Em relação à participação dos grupos de danças étnicas, Junior reforça: “os grupos estão retornando aos ensaios gradativamente, seguindo os protocolos sanitários, e conforme as possibilidades, haverá participações de danças ao vivo durante o evento”.

Para Elis Alegranzzi, integrante e esposa do Presidente do Centro Cultural Regional Italiano, o maior desafio de realizar a Fenadi Virtual é procurar materiais como vídeos, imagens e documentos que possam auxiliar nas apresentações do evento. Mesmo assim, a integrante da Etnia Italiana afirma ter as melhores expectativas possíveis em relação à realização da feira: “as restrições impostas em uma feira virtual fazem com que possamos abusar da criatividade”.

Reportagem: Amanda Demamann e Francisco Soares

Matéria produzida na disciplina Redação Jornalística II, do curso de Jornalismo do Campus da UFSM em Frederico Westphalen, no 1º semestre de 2021, ministrada pela Professora Luciana Carvalho. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-825-404

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes